Exposição: "Encontro Marcado com Fernando Sabino 99"

Ícone Descrição

Descrição

“O silêncio seria, sempre, o único meio de entendimento perfeito”.

A frase compõe o texto de um dos livros mais importantes da literatura brasileira: “O encontro marcado”, de Fernando Sabino.

Para dar início às comemorações do centenário do escritor belo-horizontino, que nasceu em 12 de outubro de 1923, a Fundação Clóvis Salgado promove, a partir de terça-feira (11/10), a mostra “Encontro Marcado com Fernando Sabino 99”.

A exposição traz painéis, em forma de uma linha do tempo, que apresentam ao público os principais acontecimentos da vida e obra de um dos mais importantes autores de Minas Gerais e do Brasil.

A exibição ainda vai contar com intervenções artísticas que vão ocupar as paredes da PQNA Galeria Pedro Moraleida, como a da artista Efe Godoy, que na abertura da exposição, às 19h, do dia 11 de outubro, produz um site specific com frases do aclamado escritor.

A exposição é gratuita. Curador da mostra, filho do escritor e presidente do Instituto que mantém viva a memória do autor de “O menino no espelho”, Bernardo Sabino assina a curadoria da mostra. “Fizemos uma exposição em 2007 apresentando a vida e obra do Fernando.

E hoje temos a oportunidade de ampliar um pouco a primeira mostra e trazer novos elementos para evidenciar a relevância estética dele.

Fico muito emocionado com esta homenagem que a Fundação Clóvis Salgado presta ao meu pai.

Tenho uma relação muito profunda com a Instituição”, pontua Bernardo.

A mostra, que vai além das páginas dos livros, conta a história de uma das figuras mais importantes da literatura brasileira. Para Uiara Azevedo, gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado, “Fernando Sabino, valorizando o cotidiano e o humor, é um dos principais escritores do pós-modernismo brasileiro.

Pela literatura nacional e especialmente mineira, Sabino se fez uma figura tão importante que adjetivos e homenagens se constroem naturalmente, não há muito o que se dizer, sua obra e história já dizem por si própria e, parafraseando o próprio autor “É penoso ter de inventar”, pontua.

Além da produção literária que influenciou gerações de novos escritores, Fernando Sabino foi músico, baterista de jazz, adido cultural, cineasta, e até locutor de rádio na infância. “Vamos levar ao público uma instalação com a linha do tempo com os principais acontecimentos da vida e obra dele.

A mostra dá início às comemorações do centenário do escritor, que foi um dos maiores nomes da literatura pós-moderna brasileira.

E vamos construir em conjunto com a Fundação Clóvis Salgado outras iniciativas para ampliar o conhecimento da obra do Fernando Sabino ao longo do próximo ano”, explica Bernardo.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
PQNA Galeria Pedro Moraleida/ Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro
Centro-Sul
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
Mostra reúne painéis com os principais acontecimentos da vida e obra do escritor e vai contar com a participação de artistas mineiros contemporâneos que realizam intervenções na galeria. A abertura da exposição acontece nesta terça-feira (11), às 19h.

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar