No mês em que comemora 23 anos de atuação no mercado das artes plásticas, a Galeria Beatriz Abi-Acl apresenta a exposição “Vivências Poéticas”, com obras dos artistas Beatriz Abi-Acl e Clébio Maduro, com abertura no dia 18 de outubro, de 18 às 21 horas, na rua Santa Catarina, 1155, bairro de Lourdes, em Belo Horizonte.
A mostra fica aberta ao público para visitação até o dia 12 de novembro. Beatriz vai expor 34 aquarelas e uma grande tela em acrílica.
Seus trabalhos têm como norte a sua preocupação com o meio ambiente, que vem de longa data.
Suas primeiras pinturas já denunciavam os loteamentos desordenados, as erosões, a invasão do homem ao espaço que antes eram o habitat dos animais e da vegetação nativa.
Essa fase foi mostrada em várias exposições no Brasil e no exterior, sempre procurando denunciar o descaso de nossas autoridades com a preservação ambiental.
Sobre os trabalhos ora apresentados nesta exposição, Beatriz Abi-Acl enfatiza que nas aquarelas “busquei a simplificação da natureza, que, mesmo maltratada ao longo de décadas e décadas, continua ostentando sua beleza”, diz. Já na obra em acrílica sobre tela, a artista denuncia a morte das montanhas em Minas Gerais.
Clébio Maduro, um mestre em gravuras, trouxe para esta mostra dez grandes telas em óleo, que remontam a suas lembranças de mais de 30 anos, quando foi visitar Barbacena, conhecida como a cidade das rosas. “Saí em busca de flores e voltei com espinhos”, diz, ao recordar que, na época, não viu flores, mas ficou impressionado com as condições de vida das pessoas internadas no Hospital Colônia da cidade.
Essa situação foi retratada em inúmeros trabalhos em gravura, quando não poupou o expectador da angústia, da solidão e do desespero dos seres humanos que viviam naqueles pavilhões.
Três décadas depois, os “espinhos” que trouxe da cidade foram transformados em flores, perpetuadas nos óleos que apresenta nesta série de dez quadros de 1m x 1,20 m.
Com rigor técnico e composição esmerada, as flores de Clébio Maduro enchem os olhos com tamanha beleza e delicada sofisticação.