O tradicional festival do Sairé, que é realizado sempre no mês de setembro, na vila de Alter do Chão, Oeste do Pará, é uma manifestação folclórico-religiosa que louva o Divino Espírito Santo incorporado por elementos da natureza e folclore indígena.
Buscar a valorização destes elementos e colocar em foco as particularidades, tendo seus personagens e agentes culturais em primeiro plano é o mapeamento da identidade da tradição cultural vibrante dessa celebração que tem uma imersão na cultura Borari atraindo, para Alter do Chão (PA), milhares de turistas todos os anos.
Na parte profana, um dos momentos altos da festividade é a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa, fazendo uma festa importante para a população, que valoriza a história, a tradição e a cultura, mostrando a riqueza da nossa Amazônia. E que movimenta a economia e gera empregos locais. Em uma região rica em atrativos, todos os anos, a festividade acontece na vila de Alter do Chão, em Santarém, e chama a atenção não só pelas danças, mas também pelas músicas, gastronomia e rituais religiosos.
Os símbolos da festividade tradicional compõem uma cartografia visual super interessante que será abordada dentro da exposição. Além dos símbolos, há personagens que fazem parte das celebrações, durante o festejo, um grupo musical é responsável pela execução das folias e entoadas.