A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura inauguram na sexta-feira, dia 11, a exposição Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil, no Museu da Moda (Mumo). A mostra registra hábitos e costumes dos brasileiros nos últimos 100 anos, com ênfase na moda feminina do dia a dia. A exposição atende aos protocolos sanitários de combate à Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte.
A “Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil” expõe 120 imagens impressas em tecidos, que contam a história da moda no Brasil até os anos 2000. As mais recentes são mostradas em vídeo, representando um novo tempo, a tecnologia e a velocidade que a comunicação atinge o público.
A exposição integra a programação da segunda edição do Mood – Festival de Moda de Belo Horizonte. O Festival é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, construído de forma integrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Belotur.
A edição de 2020 tem ações em formato digital, com o objetivo de discutir alternativas para enfrentar as complexidades advindas da pandemia da Covid-19, reunindo todos os atores do setor – empresários, estilistas, artistas, profissionais, consultores, representantes sindicais e de entidades do comércio e da indústria – para o debate saudável e o fortalecimento da moda local, a geração de empregos e renda.