Evento criado para divulgar o trabalho de quadrinistas e ilustradores mineiros independentes, a Feira Mineira de Quadrinhos será realizada no sábado (9/4), na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, data que marca as comemorações do Dia Nacional da Biblioteca.
Participam da Feira os artistas que foram selecionados no Edital N°21/2020 "Seleção de Propostas de Publicação de Obras de Histórias em Quadrinhos" da Lei Aldir Blanc, operacionalizada em Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
Após a divulgação do resultado do Edital, um grupo de 29 artistas de projetos aprovados no Edital se juntaram a um coletivo de quadrinistas mineiros.
A união ocorreu com o intuito de se ajudarem mutuamente sobre os procedimentos de execução e prestação de contas do edital.
Ao longo de toda a produção das obras de quadrinhos aprovadas na Aldir Blanc, os artistas ficaram em isolamento social.
Dessa forma, não participaram de Feiras e Encontros de Histórias em Quadrinhos, principais instrumentos de divulgação e lançamento de obras para artistas independentes.
Agora, em 2022, o coletivo propõe a organização da Feira Mineira de Quadrinhos para celebrar o lançamento de suas HQ’s e promover o primeiro encontro do grupo.
O coletivo conta com quadrinistas veteranos, como Renatta Barbosa (roteirista da Turma da Mónica) e Cristiano Seixas (diretor da Casa de Quadrinhos), e novatos, como Ana Paula Côrtes (autora de O Planeta).
Ao todo, serão lançadas 21 obras na Feira.
A programação, inteiramente gratuita, inclui a feira, onde o público poderá interagir com os artistas, uma exposição sobre quadrinhos e processo de criação e diversas palestras e rodas de conversa com convidados especiais, atuantes nos mercados de quadrinhos e ilustrações mineiras e nacionais.