No dia 9 de agosto, sábado, os arredores do Museu Abílio Barreto serão transformados em um verdadeiro consulado do Chile em terras mineiras. Na ocasião, o local recebe a 7ª edição da Festa Chilena, oportunidade de celebrar a conexão e o intercâmbio entre Minas Gerais e o país dos Andes, do Atacama, de Pablo Neruda e de vinhos maravilhosos. Apresentações musicais, danças típicas e estandes com a saborosa gastronomia chilena integram o evento, que tem entrada gratuita e conta com espaço kids e área para pets.
Pela primeira vez, a Festa Chilena vai receber nomes da cena gastronômica vindos daquele país, exclusivamente para a ocasião, como Javier Avilés, chef da Pulpería Santa Elvira, que ocupa o 57º lugar na lista dos melhores restaurantes da América Latina. Ele irá apresentar suas criações gastronômicas que resumem o motivo pelo qual ele tem se destacado no cenário latino. Também integram a comitiva a sommelier Nádia Parro - que irá demonstrar o rico e diverso cenário vinícola chileno - e o jornalista gastronômico Carlos Reyes. Quem for ao evento vai entrar em contato com a cultura chilena por meio de uma programação musical, números de dança típica, circo, artesanato, entre outros. Belas apresentações tradicionais, como cueca e bolero, integram a lista de atrações culturais. A intenção da Festa Chilena também é provocar uma viagem gastronômica, ao apresentar aos belo-horizontinos receitas tradicionais, como as saborosas empanadas preparadas por Carolina Pizarro, chilena radicada em BH que comanda o La Chilenita BH, e o choripan, sanduíche típico preparado no evento pelo chileno Carmilo Bernales, residente em terras mineiras.
As empanadas chilenas de carne moída e o pastel de choclo - escondidinho de creme de milho moído temperado com cebola frita na manteiga e manjericão - sairão das mãos de Milsa Marin. A chilena mora no Brasil desde os 10 anos de idade e está à frente da Mil Folhas, empresa de festas e eventos. A lista de delícias chilenas é composta ainda por anticuchos (espetinho andino), sopaipillas (pão de abóbora), ceviche, pebre (espécie de vinagrete chileno), doces tradicionais, uma cerveja exclusivamente produzida para o festival, entre outras surpresas.