Atribui-se a existência do gênero musical Choro desde os fins do século XIX.
Mas, somente agora, em 2024, é que ele foi declarado, pelo IPHAN, como Patrimônio Cultural do Brasil.
E o FESTIVAL BH CHORO executa sua décima terceira edição comemorando esse reconhecimento com todos os shows gratuitos em praça pública e total acessibilidade para o público, apresentando choro da melhor qualidade, para todos.
Não é exagero afirmar que o choro está para os brasileiros como o jazz para os norte-americanos e o tango para os argentinos.
O que os une é o fato de, tanto em um gênero quanto no outro, cada músico ter seu momento de mostrar a que veio, por isto teremos uma programação rica e diversificada.
A experiência da Velha Guarda em contraponto a juventude do Regional da Serra.
A grandiosidade da Orquestra de Choro da UFMG e a competência do Clube do Choro de BH.
Finalizando e coroando o projeto, a malemolência e a picardia do Choro e Samba de Quintal.
É a manutenção e a construção dessa troca e generosidade entre os músicos o propósito que alicerçou a primeira edição, em 2008, na Praça de Santa Teresa, resultando neste espaço de tempo em 12 edições, sendo um marco cultural significativo por onde passaram mais de 100 grupos musicais.
Como se vê, este projeto se transformou em uma referência cultural da capital.
E, graças a ações como esta, o Choro se transformou, felizmente, no gênero musical mais executado ao vivo, na cidade, nos dias de hoje.
Possivelmente, não existe uma outra cidade no país, onde todos os dias, de segunda a segunda, tenha ao vivo, a execução de choro, em um dos vários locais onde ele habita nesta cidade.
Inegavelmente existe uma profunda relação de amor entre o público de BH e o gênero musical.
Esta edição será realizada na Praça Duque de Caxias em Santa Teresa, com a seguinte programação no dia 31/08, sábado, primeiro show às 16h, com a Velha Guarda do Choro do Clube do Choro BH, e em seguida, às 17h30min, a Orquestra de Choro da UFMG.
Domingo, dia 01/09, às 10h, Grupo de Choro do Clube do Choro de BH. Grupo Regional da Serra, a seguir, às 11h30min.
Encerrando o projeto, às 13h, o Choro e Samba de Quintal, de Betim/MG. O evento tem produção da Idear Produção Cultural e Artística, apoio do Clube do Choro de Belo Horizonte e incentivo da Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Belo Horizonte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil União e Reconstrução.