“Meu primeiro Kamishibai” será ministrada por Sandra Lane; em plataforma de videoconferência, participantes vão aprender a confeccionar um teatro de papel
Com a proposta de ampliar a oferta cultural e a diversidade de programação para o público, mesmo em tempos de distanciamento, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais promove a oficina “O meu primeiro kamishibai”, baseada na técnica milenar japonesa de contar histórias por meio do teatro de papel. A atividade, gratuita, será ministrada pela artista Sandra Lane e acontece no dia 13/5, a partir das 14h, em plataforma de videoconferência.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line. O link de confirmação será enviado para o e-mail do participante um dia antes da atividade. Com duração de duas horas, a oficina será interativa, evidenciando atividades práticas que buscam propiciar nas pessoas a ampliação e recriação das experiências vividas e adquiridas durante a oficina, revelando-as na sua comunidade.
Kamishibai, ou teatro de papel, é uma técnica tradicional japonesa da arte de contar histórias, combinando elementos como ilustrações e narração do contador de histórias. O nome vem das palavras Kami (papel) e shibai (drama/teatro). Na oficina “O meu primeiro Kamishibai”, a contadora de histórias Sandra Lane ensinará aos participantes a construir um kamishibai de papelão, além de como utilizá-lo nas contações de histórias.