O projeto Tambor na Praça está de volta em 2025 trazendo toda a energia e sonoridade do Tambor Mineiro. A iniciativa, que ocupa praças públicas com apresentações de percussão e convidados especiais, oferece mais uma edição que celebra aspectos da rica identidade cultural mineira, proporcionando vivências na tradição e na arte local. Todas as apresentações contam com a participação do Bloco Tambor Mineiro e do Bloco Saúde, composto por médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH e que comemoraram 15 anos. A edição deste ano tem início no dia 27 de abril, em Contagem em comemoração dos 22 anos do Instituto Unimed-BH, e segue até junho, levando a cultura percussiva para Belo Horizonte, Contagem e Betim.
Com a proposta de democratizar a cultura e valorizar os espaços públicos, o Tambor na Praça fortalece o acesso à música percussiva e promove encontros artísticos enriquecedores. Sob a batuta de Maurício Tizumba, o projeto reúne o Bloco Tambor Mineiro e o Bloco Saúde, criando um espetáculo sonoro que une tradição e contemporaneidade. “O Tambor na Praça é uma oportunidade de celebrar a cultura percussiva, ocupar os espaços públicos e criar conexões entre gerações. Nosso objetivo é manter viva essa tradição musical tão rica e proporcionar ao público experiências autênticas de encontro com a música e a percussão.
Pretendemos levar não apenas entretenimento de qualidade à população, mas também valorizar diversos aspectos da identidade cultural mineira”, afirma Maurício Tizumba, idealizador do projeto. Formado por idosos do programa “Contagem na Maturidade”, o Bloco Namastreta é o primeiro convidado do Tambor na Praça 2025. No dia 27 de abril, domingo, às 16h, o Bloco Namastreta se apresenta na Praça da Glória, em Contagem, ao lado de Maurício Tizumba e do Bloco Saúde. Criado em 2023, o Bloco Namastreta se destaca por promover a inclusão da população idosa no Carnaval e na cultura popular, provando que a alegria e o samba não têm idade.
O Namastreta também desenvolve oficinas de percussão com instrumentos recicláveis, fortalecendo laços comunitários e resgatando memórias afetivas. No dia 4 de maio, domingo, às 16h, na Praça da Saúde, em Belo Horizonte, o evento segue com a apresentação de Moisés Navarro, cantor e compositor natural de Pitangui-MG. Influenciado por nomes da MPB e do sertanejo raiz, Navarro tem uma carreira consolidada com diversos álbuns e projetos de homenagem a artistas como Gilberto Gil. Seu talento foi lapidado desde a infância, quando se apresentava em festas escolares e eventos comunitários. Recentemente, lançou o EP “Aquele Abraço, Gilberto Gil”, que conta com participações especiais como Zezé Motta e Margareth Menezes, e tem se destacado no cenário musical mineiro com sua voz marcante e interpretações cheias de emoção.
A Praça Milton Campos, em Betim-MG, será o palco do projeto no dia 1 de junho, domingo, às 16h, com a participação de Fran Januário, cantora, compositora e educadora musical reconhecida como uma das vozes marcantes do samba mineiro. Mulher negra e periférica, iniciou sua carreira na música em 2005 e desde então tem se dedicado a fortalecer a presença feminina no samba. Fundadora do coletivo Donas de Si, Fran também lidera o projeto Samba do Januário, que valoriza as tradições do samba de raiz e promove rodas que reúnem mulheres sambistas em Belo Horizonte e região. Com uma voz potente e interpretações cheias de identidade, a artista tem se destacado no circuito do samba em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Encerrando a programação no dia 8 de junho, domingo, às 16h, a Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte, recebe o multi-instrumentista e compositor Sérgio Pererê.
Artista versátil e dono de uma sonoridade singular, Pererê transita entre a tradição afro-brasileira e a experimentação contemporânea. Sua trajetória é marcada por uma forte ligação com as matrizes africanas da música e sua poesia sofisticada dialoga com temas do cotidiano e da espiritualidade. Já se apresentou em várias regiões do Brasil e no exterior, levando sua arte a países como Canadá, Moçambique e Argentina. Defensor da ancestralidade banto de Minas Gerais, Sérgio Pererê tem uma carreira sólida e admirada no cenário musical brasileiro.