Localizado na região central de Belo Horizonte, e inaugurado em 26 de setembro de 1897, é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte e foi projetado no final do século XIX pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais. Possui uma área de 182 mil metros quadrados de extensa vegetação , sendo um ecossistema representativo com árvores centenárias e ampla diversidade de espécies. Possui diversas nascentes que abastecem três lagoas e cerca de 280 espécies de árvores exóticas e nativas, como: figueiras, jaqueiras, cipreste-calvo, flamboyant, eucalipto, sapucaia, pau-mulato e pau-rei. O espaço também abriga mais de 100 espécies de aves entre bem-te-vis, sabiás, garças, periquitos, pica-paus, sanhaços, saíras e outros animais, como gambás e micos. É um verdadeiro refúgio para a fauna silvestre.
O parque possui brinquedos gratuitos, equipamentos de ginástica, quadra esportiva e de tênis, um pequeno parque de diversões (brinquedos pagos) e monumentos históricos como Praça dos Fundadores, Bebedouro dos Burros e Coreto. Possui diversos atrativos de lazer: barquinhos, pedalinhos, bicicletas e triciclos. E recebe ao longo do ano diversos eventos culturais como a Virada Cultural, shows e teatros.
Integrado ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o Parque Girassol, espaço multissensorial público, combina elementos lúdicos e recursos que podem apoiar atividades terapêuticas, em um ambiente acessível, democrático e totalmente inclusivo. Com cerca de 150 m², o Parque Girassol foi concebido para ampliar o acesso de crianças autistas e com outras necessidades, incluindo diferentes tipos de deficiência, como visual, auditiva e motora, a estímulos que contribuem para o aprendizado e o desenvolvimento de coordenação, autonomia e estímulos sensoriais ao ar livre. Entre os recursos instalados estão plataformas de movimento, painel sensorial, rota de equilíbrio e elementos de estímulos táteis.
Além disso, todos os aparelhos contam com QR Codes que levam a tutoriais acessíveis com Libras, audiodescrição e legendas.
Confira as vias de acesso:
- Avenida Afonso Pena, 1.377
- Rua da Bahia, 701 (próximo ao viaduto Santa Tereza)
- Alameda Ezequiel Dias, 300
- Avenida dos Andradas, 787
- Av. Afonso Pena, 1.055 ( não acessível)