Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Confira a agenda Centro Cultural Zilah Sposito do logo abaixo.
Mulambo e Risoto seguem firmes em busca deste sentimento tão naturalmente cômico, o amor. E nesta caminhada os dois se apaixonam pela mesma pessoa. Está armada a confusão. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Presencial.
Público: livre.
Livre (não precisa de inscrição)
Dia 6, sábado, das 16h às 17h
Propõe a apresentação do universo do palhaço por meio de jogos, brincadeiras e reflexões sobre essas ações. Explora algumas características individuais que podem compor futuramente o palhaço em cada um, buscando a diversão de estar em cena. Realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Presencial.
Público: artistas e interessados a partir dos 16 anos.
Inscrições pelo e-mail do projeto parceiro
De 9 a 12, de terça a sexta, das 18h às 21h
Mulambo e Risoto, os caminhantes dos caminhos, que depois de andarem por mares e maremotos, oceanos e oceanias, vagando pelo deserto do Saara, avistaram uma miragem, uma bola branca, coberta de pelos, uma ursa polar, a nova estrela da companhia. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Presencial.
Público: geral.
Livre (não precisa de inscrição)
Dia 13, sábado, das 16h às 17h
A partir da atividade de produção musical e audiovisual no Projovem SCFV - 15 a 17 anos, nasceu essa produção fotográfica que lança olhares sobre o território, mostrando a singularidade das/dos jovens sobre a sua quebrada.
De 1º a 15 de agosto, de terça a sexta, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 17h
Com a artista plástica e artesã ceramista Wanderleia Rodrigues, moradora do Zilah Spósito, que iniciou sua atividade artística há 12 anos, trabalhando com quadros de óleo sobre tela. Produção: Simone Sigale. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Presencial.
Público: mulheres a partir de 16 anos.
Inscrições no Centro Cultural
Dias 10, 24 e 31, quartas, e dia 18, quinta, das 19h às 21h
Leitura de trechos do livro “Quem manda aqui?”, de André Rodrigues e outros autores, seguida de bate-papo sobre a política do dia a dia com as crianças. Presencial.
Público: a partir de 8 anos.
Livre (não precisa de inscrição)
Dia 10, quarta, das 14h às 15h
Leitura de textos sobre o folclore nacional e seus personagens, seguida de produção de desenhos dos personagens mais conhecidos. Presencial.
Público: a partir de 8 anos.
Livre (não precisa de inscrição)
Dia 23, terça, das 14h às 15h
Encontros periódicos para troca de ideias e experiências a respeito da literatura e de obras da Biblioteca, autores ou temas específicos escolhidos pelos participantes. Presencial.
Público: a partir dos 18 anos.
Livre (não precisa de inscrição)
Dia 31, quarta, das 19h às 20h
A atividade propõe a troca de saberes entre os participantes, que a cada dia aprendem ou ensinam algo relacionado ao trabalho manual. Presencial.
Público: a partir de 14 anos.
Livre (não precisa de inscrição)
Quintas, das 15h às 17h
Introdução à comunicação para projetos culturais. Com as ferramentas e conhecimentos compartilhados, os participantes terão orientação teórica e prática para executar o plano de comunicação para a inscrição de um projeto cultural. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Presencial.
Público: artistas e interessados a partir dos 16 anos.
Inscrições pelo e-mail do projeto parceiro
Dia 13, sábado, das 9h às 13h
A proposta é orientar os participantes da ideia ao planejamento e escrita de projetos, desenvolvendo a compreensão sobre estrutura, informações e escrita projetual. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Presencial.
Público: artistas e interessados a partir dos 16 anos.
Dia 16, terça, das 18h às 22h
A dupla “Mulambo e Risoto” tem a rua e suas possibilidades como foco de pesquisa. A atividade pretende apresentar possibilidades e experiências da dupla, mostrando como a rua e o chapéu podem ser fortes aliados na produção e no aprendizado. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Presencial.
Público: artistas e interessados a partir dos 16 anos.
Dia 17, quarta, das 18h às 22h
Programa de promoção da saúde voltado para crianças e adolescentes que usam a arte como principal ferramenta de produção de cidadania e protagonismo infantojuvenil. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Cáritas-MG. Presencial.
Público: infantil e adolescente, de 6 a 17 anos.
Inscrições no Centro Cultural, encaminhamento pelo Centro de Saúde de referência do participante
Quartas e sextas, das 9h às 17h
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Público: livre
Inscrições
Sextas, das 16h30 às 18h
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
O CCZS disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Reunião de artistas, produtores e frequentadores do Centro Cultural, com o objetivo de dialogar sobre a Cultura em nosso território. Voltada a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade. Presencial.
Público: a partir de 14 anos (não precisa de inscrição)
Dia 18, quinta, das 18h30 às 19h30
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: