Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Urucuia logo abaixo.
A programação de férias do Centro Cultural Urucuia está completa e oferece várias atividades lúdicas especialmente para as crianças. Mediadores: Deydson Tcharles e Sanny Leal.
Público: livre
De 26 a 29 de julho, de terça a sexta, às 14h (terça: Oficina de pintura; quarta: Sessão de cinema; quinta: Contação de histórias; sexta: Gincana)
Idealizada pelo artista negro Márcio Silva em colaboração com Chay Miguel, Kelly Camillozzi, Camila Sampaio, Fabiana dos Santos e Francielle Calegario. Este é um projeto de intervenção artística e cultural negra que propõe à criação de uma série fotográfica artística com mulheres negras de BH e região metropolitana que trata sobre identidade, empoderamento, poder, violência contra a mulher negra, beleza, autoestima, transição capilar, afeto, autoconhecimento e protagonismo
Classificação Indicativa: livre
Terça a sexta, das 9h às 19h; sábados: das 9h às 17h
Prática de dança de diversos tipos em casal.
Público: adulto
Inscrições: no Centro Cultural
Sextas, das 19h às 21h
Sessão especial de cinema em parceria com a Mostra Lona: Cinema e Território, uma mostra-plataforma on-line realizada pela Amarillo Produções Audiovisuais em parceria com o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). A Lona reúne obras que tematizam questões ligadas à luta pela terra nas cidades, no campo e nos contextos indígena e quilombola (http://mostra-lona.com.br). Realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Projeto BH nas Telas 1460/2021
Classificação indicativa: livre.
Dia 14, quinta, às 19h
Programa de promoção à saúde voltado a crianças e adolescentes que buscam o enfrentamento de situações de vulnerabilidade, risco social e/ou pessoal, usando a arte e suas diversas expressões como principais ferramentas de produção de cidadania e protagonismo infantojuvenil. Com Miriam Vilaça. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Público: crianças e adolescentes de 7 a 17 anos (encaminhamento pelo Centro de Saúde de referência do participante)
Terças e quintas, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Público: livre
Inscrições
Sábados, das 10h às 11h30
Com o Contramestre Tom.
Público: adolescente, jovem e adulto
Segundas e quartas às 20h
Ginástica baseada na medicina tradicional chinesa. Realização: NASF - Barreiro/Secretaria Municipal de Saúde.
Público: adulto
Quartas, das 10h às 11h
Com Ranyah Zahyrah.
Público: mulheres a partir de 50 anos.
Sábados, das 10h às 12h
Ponto de encontro entre artistas da músicas, produtores, realizadores e público. Grupos inscritos na fase formativa poderão apresentar seus trabalhos em áudio, vídeo e performances ao vivo. Projeto Territórios Criativos.
Dia 23, sábado, das 14h às 22h
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
O CCU disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
De terça a sexta, das 09h às 18h
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: