Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Vila Fátima logo abaixo.
Festival Sonora BH convida Sarau as Mina Tudo
Sonora Festival Internacional de Compositoras nasceu em 2016 a partir da viralização da hashtag #mulherescriando e é o maior festival de compositoras do mundo! O Coletivo Mulheres formado por Amorina, Bia Nogueira, Deh Muss e Flávia Ellen, é quem realiza o Festival em BH. Nesta oportunidade o Sonora BH vai para a periferia de Belo Horizonte no Centro Cultural Vila Fátima, visando a democratização do acesso à arte! Contará com uma programação de shows e oficinas além da grande atração da noite: Sarau das Mina Tudo, um sarau que surgiu em SP com Rhaissa Bittar e agora acontece pela 2a vez na capital mineira. Shows de nomes já conhecidos na cidade como Gabriela Viegas, Afrolíricas, Bia Nogueira e muito mais. Será um dia de arte e luta das mulheres!
Público: livre.
Dia 18, domingo, às 14h
Danças Urbanas Quebrada 2022 (4° edição): Workshops, Palestras, Shows, Batalhas de dança
O evento “QUEBRADA” visa promover a democratização e descentralização, como um evento de ampla participação popular, que incentive a prática da Dança de Rua como expressão artística, e contribua para a difusão cultural e desenvolvimento regional. Contará com 10 workshops, 2 Djs, 10 grupos convidados, 1 mestre de Cerimônia, 1 palestrante e 2 batalhas de ALLSTYLES e House.
Público: livre.
Dias 10 e 11, sábado e domingo, das 9h às 18h
Espetáculo Circo de Família
Neste espetáculo o público acompanha a trajetória de uma família empenhada em levar a arte da palhaçaria aos quatro cantos deste “vasto mundo de Raimundo”. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura / Edital Descentra.
Público: Livre.
Dia 24, sábado, às 14h
Espetáculo O Teste
Três palhaços vão fazer um teste para integrar a turnê que a banda Carlos Gomes, a mais antiga de Belo Horizonte, irá fazer por diversas cidades. É a última chance de trabalho que eles têm. Por isso, não podem errar. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Público: Livre.
Dia 24, sábado, às 16h
Exposição Pretas no Branco
O principal propósito da mostra é a abordagem da violência contra a mulher negra, em contraponto à sua beleza, atitude, poder, valor, o que é demonstrado por meio de belas fotos, tendo como mote a importância da manutenção da autoestima, do afeto e do autoconhecimento de mulheres que não estão e não são representadas na mídia, mas que fazem parte do protagonismo de todas as mulheres dentro da sociedade.
Público: livre.Terça a sexta, das 9h às 19h; Sábados: das 9h às 17h
Arte da Saúde – Ateliê da Cidadania
Programa de promoção à saúde voltada a crianças e adolescentes que buscam o enfrentamento de situações de vulnerabilidade, risco social e/ou pessoal, usando a arte como principal ferramenta de produção de cidadania e protagonismo infantojuvenil. Realização: Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Público: infantil e adolescente.
Encaminhamento pelo Centro de Saúde de referência do participante
Terças e quintas, às 8h30 e às 13h30
Oficina de Capoeira
Expressão cultural afro-brasileira, além de ser uma luta, a capoeira é música, arte e cultura popular. Orientação: Mestre Ganzeba.
Público: adolescente, jovem e adulto.
Inscrição: no Centro Cultural.
Terças, às 18h
Oficina de Sensibilização em Artes Visuais
Com a artista plástica e artesã ceramista Wanderleia Rodrigues, moradora do Zilah Spósito, que iniciou sua atividade artística há 12 anos, trabalhando com quadros de óleo sobre tela. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura / Edital Descentra.
Público: mulheres (adolescente, adulta e idosa).
Inscrição: no Centro Cultural
Dias 14, 21 e 28, quartas, das 14h às 16h
Grupo de Exercícios Físicos
Com o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação, as aulas trabalham componentes físicos, como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. Realização: Centro de Saúde São Miguel Arcanjo.
Público: adolescente e adulto.
Inscrição: no Centro Cultural
Quartas, às 15h
Aprender Brincando
Contação de histórias, brincadeiras, dinâmicas e diversas formas de expressões artísticas juntas. Realização: Projeto Novo Horizonte.
Público: infantil e adolescente.
Quartas e sextas, às 17h
Encontros para Infâncias: Brincando de criar imagens – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Os encontros são um convite para que as crianças venham inventar imagens a partir dos brinquedos óticos e de experimentações em vídeo. Cada encontro será preenchido por desenhos, recortes, histórias, imaginação e muita diversão.
Público: de 10 e 13 anos.
Inscrições: pbh.gov.br/escolalivredeartes
Sábados, das 10h30 às 12h
Mesa de Invenções e Peripécias com as Artes Visuais – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Uma grande mesa te espera com diversos materiais. Vamos brincar de inventar com as artes visuais? Tudo pode acontecer. O objetivo é inventar objetos de formas variadas a partir de papel e outros materiais: máscaras, brinquedos, adereços, enfeites e tudo que o imaginário de criança inventar.
Público: livre
Inscrições: pbh.gov.br/escolalivredeartes
Sábados, das 13h às 15h
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Brincante: Antônio.
Público: livre.
Inscrições: pbh.gov.br/escolalivredeartes
Sábados, das 15h às 16h30
Horta Compartilhada
O projeto visa à produção de alimentos com a participação ativa da comunidade em todas as etapas. Realização: Projeto Crianças de Hortas (Projeto Itamar).
Público: livre.
Inscrição: ccvf.fmc@pbh.gov.br
Encontros agendados com os participantes do projeto
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
Cessão de Espaço
O CCVF disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: