A agenda quinzenal de Setembro está repleta de uma variedade de eventos, como exposições e apresentações teatrais. Esteja pronto para vivenciar a arte e a cultura em sua forma mais autêntica. Confira a agenda logo abaixo.
17ª Primavera dos Museus - "Memórias e democracia - pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”
Entre os dias 18 e 24 de setembro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a 17ª Primavera de Museus, sob a temática “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. O evento ocorre anualmente, durante o início da primavera, envolvendo museus e instituições culturais de todo o Brasil para criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea
Cine Diversidade
Neste mês, o projeto “Cine Diversidade”, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), traz ao Cine Santa Tereza uma edição especial com a mostra “A Onda de Filmes Queer em Super-8 da Paraíba”. Nos dias 19 e 20 de setembro, a partir das 19h, serão exibidos seis filmes produzidos na Paraíba em formato Super-8, no início dos anos 1980, com a temática LGBTQIA+, mostrando um registro histórico da militância queer e de figuras que marcaram a época na discussão da sexualidade no cinema paraibano.
Circo Irmãos Simões
O Circo Irmãos Simões, é um dos mais tradicionais do Brasil. Fundado pelo patriarca João Simões, no final do século XIX
Ballet Jovem Minas Gerais - “TEX” + "E.L.A"
A Associação Ballet Jovem Minas Gerais tem como foco ações que viabilizam o acesso do jovem ao aprendizado, desenvolvimento e amadurecimento no campo das artes cênicas, com ênfase na dança.
Amor de Salto Alto
Amor de Salto Alto desvenda o misterioso e divertido universo feminino. Muriel, personagem principal da trama, será a porta voz da mulher atual, representando seus medos, desejos, anseios, vontades e frustrações.
O Sonho de um Homem Ridículo
A companhia Lúdica dos Atores de Belo Horizonte em parceria com a Pauliceia Companhia de Teatro de São Paulo, apresenta seu novo espetáculo, “O Sonho de Um Homem Ridículo”, de Fiódor Dostoiévski.
O espetáculo traz a direção de Alexandre Kavanji, a orientação dramatúrgica de Solange Dias e a tradução de Vadim Nikitin, e propõe uma imersão massiva no mundo fantástico de um dos maiores escritores da humanidade.
Chapeuzinho Vermelho
A história da Chapeuzinho Vermelho, contada há séculos, surgiu na Idade Média, a partir da tradição oral dos camponeses europeus. Em 1697, Charles Perrault publicou a primeira versão da Chapeuzinho Vermelho, adaptada dessas tradições. Conta sobre uma garota que atravessa a floresta para visitar sua avó doente, mas no meio do caminho é enganada por um lobo mau. Como o final da história original era trágico - o Lobo devorava a avó e a neta - no século XIX, os irmãos Grimm alteraram a narrativa e acrescentaram a figura do caçador, que salva todos e garante um final feliz.
Festival: A Coisa tá Linda… A Coisa tá Preta! – 2ª edição
Celebração do dia nacional de luta da pessoa com deficiência
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.
Aniversário 73 anos Teatro Francisco Nunes
Tour Educativo - Rota Patrimônios ZCPE – Teatro Francisco Nunes