Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Confira a agenda Centro Cultural Venda Nova logo abaixo.
Oficina de Encadernação Artesanal – Crie seu caderno de artista
A atividade propõe a confecção de um caderno sem pautas, que poderá ser utilizado para diversos fins, tais como esboço de ideias, desenhos, pensamentos etc. Serão utilizadas algumas técnicas da encadernação artesanal e uso de folhas de papel sulfite de cores diversas.
Bonecas de Brincar, Rezar e Amar – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
A oficina investiga e confecciona bonecas, reunindo variadas formas e materiais disponíveis para o trabalho (a costura, o papel machê, a cerâmica) e observando as variadas funções das bonecas na sociedade, seja na arte popular, no trabalho ou nas liturgias.
Arte Urbana – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
A oficina visa estimular a experiência dos participantes com a arte urbana, o stencil, o grafite, os lambes e o pixo, em diálogo com o universo cultural da comunidade e dos participantes.
Oficina de Marmorização de Papel
Propõe-se o ensino da técnica de marmorização de papel, um método de pintura utilizado para imitar os efeitos naturais do mármore, a partir da flutuação de tintas sobre um meio líquido e pressionando uma folha sobre essa superfície.
Artes da Fibra – A tecelagem e o trançado
Propõe-se o estímulo a criações artístico-artesanais a partir de diferentes técnicas de trançado e tecelagem.
Espetáculo Ave
“Ave" é um projeto híbrido entre a dança e o teatro, livremente inspirado em questões provocadas pela comédia “As Aves”, de Aristófanes, o espetáculo investiga jornadas individuais e coletivas na fundação de novas lógicas sociais, novas relações e uma nova realidade.
Espetáculo Arrepsia
Estado de espírito que se abstém de qualquer ponto de vista definido a respeito da realidade, admitindo que qualquer afirmação que almeje a verdade possui justificações e refutações igualmente legítimas. Estado de dúvida, incerteza, hesitação. Quatro atrizes que correm. Para onde correm? Quem e o que as afeta nessa correria? Entre um freela e outro dá tempo de parar e pensar sobre si, sobre seus sonhos, medos, identidades e pluralidades?
Oficina de Sensibilização – Iniciação a Libras
Café com Saberes
Compartilhamento de experiências acerca do uso das plantas medicinais, para cura ou prevenção de doenças, alimentação natural e dicas de bem-estar. Mediação: Mestre Paulino Caldeira Barros.
Oficina de Capacitação de Gestores Culturais
Capacitação sobre elaboração de projetos culturais.
Construção de imagens utilizando carimbos de borracha sobre tecido. Com Yanaki Herrera. Projeto Promoção da Leitura. Realizado em parceria com a Ouro Negro.
A oficina está de volta, agora com aulas de teatro e contações de histórias.
Oficina de Passinho de BH
Oficineiro: Harissan. Parceria: Programa Fica Vivo! (Minas Caixa, Serra Verde e Jardim dos Comerciários).
Venha aprender a dançar forró.
Encontro que traz práticas meditativas, aliadas a uma pílula semanal de reflexão filosófica, visando ao bem-estar, manejo da ansiedade e estresse, dentre outras questões. Mediação: Henrique Willer.
Capoeira – Um gingado para vida
Oficina de capoeira.
Pula-corda, carrinho de rolimã, caixotinho, casinha, aviãozinho e tudo mais que a imaginação quiser.
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se!
Cessão de Espaço
O CCVN disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: