Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

Programação Maio 2024 - Centro Cultural Vila Santa Rita

Descrição

Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte  oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita. 

Confira a agenda do Centro Cultural Vila Santa Rita logo abaixo.


Artes Visuais

Exposição Guarani Kaiowá

Ensaio fotográfico do artista Davydson Raymond, vencedor do festival de fotografia e audiovisual da Universidade Estácio BH, retratando o cotidiano da ocupação Guarani Kaiowá. No centro da comunidade existe uma enorme mangueira. Ela é o símbolo da ocupação e espaço das brincadeiras das crianças – que são mais numerosas que os adultos –, e das desavenças cotidianas. A praça improvisada ao redor da grande árvore é ainda o cenário da festa, o eixo dos problemas e a referência dos encontros, em meio a um cotidiano de forte desigualdade social.

  • Visitação: no horário de visitação do CCVSR

Brincarte

Oficina que tem o objetivo de desenvolver e incentivar o lúdico por meio da confecção de brinquedos, dobraduras, além de outras atividades, incentivando a imaginação através dos livros da literatura infantil.

  • Público: infantil
  • Dia 25, sábado, às 15h30

Literatura

Desmonstrificador

Leitura compartilhada do livro “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, seguida da criação de imagens e palavras engraçadas a partir dos nomes de monstros e outras coisas assustadoras. Com Samuel Medina.

  • Público: crianças e suas famílias
  • Dia 16, quinta, às 14h

Multiáreas

Periferia em Cena Ensina

O projeto de formação livre em Teatro “Periferia Em Cena Ensina” é composto por atividades formativas de capacitação direcionadas a artistas iniciantes e estudantes de artes cênicas residentes nas periferias de Belo Horizonte e Região Metropolitana, uma mostra competitiva de Cenas Curtas aberta ao público, feira de economia criativa, exposição de artes visuais e apresentações artísticas culturais.

  • Dias 13, 15 e 18 de maio, segunda, quarta e sábado, de 18 às 22h

Música

Ensaio aberto – Richard Neves

Munido de referências tão plurais e com mais de duas décadas de uma carreira bem consolidada, o músico e produtor Richard Neves lança o seu primeiro álbum solo. “O Mergulho" conta com sete faixas instrumentais que transitam entre percussões e sintetizadores, perpassando por diversos gêneros e referências. Os tambores e percussões aliados a sintetizadores eletrônicos são o pano de fundo majoritário de um álbum que agrega muitas paisagens sonoras, como Richard Neves define os diversos temas musicais que compõem o disco e que soam como tramas cinematográficas, a partir de referências que perpassam cantos de umbanda, batidas brasileiras de samba e levadas harmônicas mineiras, além de salpicadas de latinidade e soul music, guitarras de blues, jazz e muito mais.

  • Dia 15, quarta, às 19h

Patrimônio Cultural

Uma História Pode Ser Uma Brincadeira

A partir de brincadeiras da tradição oral – cantigas de roda, trava-línguas, adivinhas, parlendas para brincar – esta oficina propõe explorar a ludicidade infantil. Com Flávia Paixão.

  • Público: crianças e suas famílias
  • Dia 8, quarta, às 9h30

Encontros Formativos para um Sarau Brincante

Um sarau brincante é uma atividade que conjuga literatura, brincadeiras, leitura compartilhada e participação ativa do público. As edições são realizadas com dois encontros formativos de sensibilização, culminando no sarau. O intuito é estimular a criação de pequenas intervenções, que serão apresentadas durante o encerramento. Desse modo, busca-se desenvolver e ampliar a autonomia criativa e o acesso às diversas manifestações artísticas. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

  • Público: infantil
  • Dias 14 e 15, terça e quarta, às 13h30 (oficinas), e dia 24, sexta, às 15h (sarau)

Pontos e Encontros

Encontros com o objetivo de troca de saberes, com linhas e agulhas, passando pelo crochê, bordado e outras técnicas e memórias.

  • Público: livre
  • Terças e quintas, das 14h às 16h

Oficina de Capoeira

Oportunidade de conhecer e praticar essa expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música. Orientação: Contramestre Claudinho, do Grupo Capoeira Universo.

  • Público: livre
  • Sábados, às 11h

Serviços

Biblioteca

Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.

  • De segunda a sexta, das 9h às 18h

Cessão de Espaço

O CCVSR disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!

Video

 

Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar