A Mostra apresenta ao público o curta-metragem produzido pelos alunos, reafirmando o protagonismo juvenil e a potência criativa do território.
Ao longo do projeto, os estudantes passaram por uma imersão prática no universo do cinema, vivenciando etapas fundamentais da criação de um filme autoral da concepção da ideia à roteirização, filmagem, montagem e finalização. O resultado desse processo é a exibição do curta “Adolescência”, obra coletiva construída durante as oficinas.
A Mostra acontece no Cine Graciano, sala de cinema recém-inaugurada pela Associação Filme de Rua. o Cine Graciano é um espaço dedicado a ampliar o acesso à cultura na cidade, promover o circuito não comercial de exibições em Belo Horizonte e fortalecer a rede de proteção e valorização das camadas mais esquecidas e invisibilizadas da sociedade brasileira. A Filme de Rua é formada por artistas, ativistas e jovens todos com intensa vivência nas ruas de BH e, desde 2015, vê, faz e pensa filmes nas ruas da capital.
A programação apresenta o curta “Adolescência”, produzido pelos alunos, além dos filmes “PPL É QUEM?”, do Coletivo Rede Quem, e “Engole o Choro”, de Fabio Rodrigo, obras realizadas por jovens cineastas e coletivos periféricos.