O turismo contemporâneo vive uma nova fase, guiado pelas experiências culturais, pela diversidade e pela inclusão.
Nesse cenário, o Congresso Brasileiro de Afroturismo (CBAfro) surge como uma iniciativa estratégica para promover o debate sobre o afroturismo como um segmento em expansão, reconhecido oficialmente pelo Plano Nacional de Turismo como uma tendência promissora para o desenvolvimento sustentável do setor.
Inspirado por afroempreendedores que desde 2010 vêm criando roteiros afrocentrados, o afroturismo valoriza a cultura, a história, os saberes, a culinária e os territórios da população negra brasileira, gerando pertencimento, protagonismo e oportunidade econômica para comunidades historicamente invisibilizadas.
Em sua primeira edição, sediada em Belo Horizonte (MG), o CBAfro propõe interiorizar o debate sobre o afroturismo, fortalecendo ações para além dos tradicionais polos de Salvador, Rio e São Paulo. A capital mineira, com sua ampla malha aérea nacional e infraestrutura hoteleira consolidada, torna-se o palco ideal para essa construção coletiva.
O evento reunirá grandes nomes do afroturismo nacional além de valorizar expressivamente os atores locais. Mais que um congresso, o CBAfro será um movimento de articulação, visibilidade e transformação, impactando diretamente o território com a criação do Guia de Afroturismo de BH, ações de Presstrip com influenciadores negros, fomento à economia local e projeção de novas rotas turísticas negras.
Com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e amplos apoios institucionais o CBAfro reafirma seu compromisso com um Brasil mais diverso, justo e plural, conectando saberes e práticas do afroturismo com políticas públicas e inovação social.