"O futuro negro e social da produção cultural: estratégias de existência e resistência nas periferias"
Produção: A Anômala Estúdia e a Agente Territorial de Cultura Aisha Brunno em parceria com O Instituto Cultural Casarão das Artes Negra
Data: 18 de novembro
Horário da apresentação: terça -feira às 19h
Gênero: Conversa Aberta / Bate Papo participativo
Duração: 2h30min
Classificação etária : Livre
Sinopse: A Anômala Estúdia e a Agente Territorial de Cultura Aisha Brunno em parceria com O Instituto Cultural Casarão das Artes Negras convidam: artistas agentes culturais negros, coletivos negros, lideranças comunitárias de cultura, artistas da periferia, produtores e fazedores de cultura comunitária, para uma roda de conversa com objetivo de debater e mapear os desafios enfrentadas por artistas e técnicos pessoas negras e lgbt+ das periferias na execução de seus projetos culturais.
Mediadora:
Aisha Brunno, Agente Territorial de Cultura, atriz, produtora, cineasta independente de comunidades e idealizadora da Anômala Estúdia, espaço de pesquisa e criação artística que promove democratização de acesso ao fazer artista, criando oportunidades para artistas negros no teatro, fotografia, audiovisual e música. Com experiências de aprovações nos editais: BH Nas telas, Descentra, PNAB, Editais Paulo Gustavo, Aldir Blanc, Residências de pesquisa e formação da Fundação Clóvis Salgado e BDMG Cultural.
Convidadas:
Carlandréia Ribeiro, atriz, arte-educadora, escritora, curadora, diretora de teatro e cinema, Carlandréia é também ativisita e macumbeira – e faz de sua trajetória um corpo em movimento junto aos movimentos negros. É criadora do projeto Cartografia da Memória e do Afeto e coidealizadora do Diálogo Transatlântico Brasil – Senegal com Ibraihima Djitté.
Karu Torres
Karú Torres é gestora e produtora cultural. Atua como coordenadora geral, produtora e curadora desde 2007 em projetos tais como Festival de Arte Negra, Festival Internacional de Teatro, Mostra Benjamin de Oliveira, Noite do Griot, Palco Hip Hop, Festejo do Tambor Mineiro, Bloco e banda Havayanas Usadas, entre outros. Se tornou referência em projetos culturais com a temática preta no estado de Minas Gerais. Integra a gestão e diretoria do instituto Aya de Arte e Cultura Negra e Periférica, entidade voltada ao desenvolvimento de ações que promovam e fortaleçam a presença negra em todas as dimensões da arte e da cultura no estado de Minas Gerais.