No Dia das Crianças, 12 de outubro, Belo Horizonte recebe o espetáculo infantojuvenil “João Maria – A Opereja”, que será apresentado às 16h no Teatro Francisco Nunes, dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A montagem, assinada pela Cyntilante Produções, tem classificação livre (recomenda a partir de 3 anos) e faz parte da temporada 2025 do programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal.
Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, a preços populares.
Inspirada na ópera “Hänsel und Gretel”, do compositor alemão Engelbert Humperdinck, a peça faz uma releitura inédita e abrasileirada da história imortalizada pelos Irmãos Grimm. Ao invés de um bosque europeu, a trama se passa no sertão brasileiro, onde João e Maria se perdem ao colher pequi para o jantar. Nesse cenário, figuras do folclore nacional ganham protagonismo: a bruxa é representada pelo temido Papa-Figo; a fada do Orvalho se transforma na Comadre Fulozinha; enquanto o Saci-Pererê, os cangaceiros e os bacuraus completam o imaginário que povoa a caatinga.
A tradicional casa de doces, por sua vez, é substituída por delícias brasileiras, como tapioca, pé de moleque, bolo de rolo, cocada e doce de leite. Ao transpor os elementos originais da ópera europeia para o universo sertanejo, o espetáculo mistura instrumentos eruditos e canto lírico a ritmos e danças populares. O resultado é uma verdadeira “ópera sertaneja”, uma narrativa emocionante que aproxima diferentes gerações. Ao mesmo tempo em que valoriza a cultura brasileira, a adaptação mantém a aura atemporal da música erudita, que continua encantando plateias em diversos países, sobretudo durante o período natalino, em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos.