Brinquedo de Chão: espetáculo inédito da Insensata Cia de Teatro dá sequência à investigação dedicada às artes entre infâncias Dando sequência à sua pesquisa dedicada ao Teatro Entre Infâncias, a Insensata Cia de Teatro apresenta o espetáculo “Brinquedo de Chão”, entre os dias 14 e 16 de novembro, em Belo Horizonte.
Sinopse:
O que brota quando a poesia de Manoel de Barros encontra crianças, adultos e a natureza? “Brinquedo de Chão” é um espetáculo que propõe um encontro intergeracional, permeado por músicas, poesias e brincadeiras. Criado em coautoria com um grupo de crianças e suas famílias, o trabalho busca, no olhar curioso e atento da infância, o reencantamento da nossa relação com a Mãe Terra.
A pluralidade das infâncias em destaque
“Brinquedo de Chão” é o segundo espetáculo da trilogia inspirada na obra de Manoel de Barros, concebida pela Insensata Cia de Teatro. Com direção de Brenda Campos e Keu Freire, assistência de Francisco Campo e atuações de Carol Cândido e Dário Marques, o projeto dá continuidade à investigação poética e cênica iniciada pelo grupo. Em 2023, a companhia estreou “Desimportâncias”, viabilizado pelo Prêmio Novas Dramaturgias. A partir das poesias de Manoel de Barros e da pesquisa sobre contradispositivos cênicos, o grupo propôs uma experiência itinerante e híbrida entre artes visuais e performance.
O espetáculo ousou subverter hierarquias — entre adulto e criança, artista e público — em consonância com os princípios da estética relacional. Essa abordagem provocou uma nova inquietação: e se as crianças participassem desde o início do processo criativo, ajudando a construir a própria estrutura do espetáculo? E se os contradispositivos servissem para levantar uma dramaturgia feita por elas — viva, mutável, reinventada a cada apresentação? Foi nesse espírito que nasceu, em 2024, a cena curta “Receita para um teatro infantil”, uma experiência de coautoria entre Brenda Campos e seu filho, Francisco Campos, então com oito anos. A cena, com direção e atuação coletivas, foi apresentada no 25º Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto e, em novembro de 2025, fará parte da programação do Trisca — Festival de Arte com Crianças e Jovens.
A continuidade dessa pesquisa levou o grupo a aprofundar seus experimentos com as infâncias. Em Brinquedo de Chão, esse movimento se intensifica por meio de um processo intergeracional, guiado por novos questionamentos e experiências cênicas. A fronteira entre artista, obra e público se dissolve ainda mais, permitindo que a criação artística se aproxime — com afeto e escuta — das crianças e de seus familiares.