A Mostra de Teatro Novos Candangos realiza, entre setembro e outubro de 2025, uma turnê nacional por João Pessoa, Belo Horizonte e Curitiba, celebrando o teatro brasiliense e promovendo uma troca cultural entre diferentes regiões do país.
O projeto conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Com mais de 13 anos de trajetória, a Cia. Novos Candangos é reconhecida por sua abordagem pop, acessível e crítica, que transita entre a comédia e o drama sem perder de vista questões sociais urgentes e contemporâneas.
Seus espetáculos já circularam em festivais de diferentes estados e conquistaram prêmios que reforçam a força criativa e a relevância artística do grupo.
Para esta mostra, foram selecionados três trabalhos que representam a diversidade da companhia:
· “Selva” – Dividido em nove cenas, o espetáculo mergulha nos embates e fragilidades das relações humanas — entre familiares, amantes e desconhecidos — revelando medos, silêncios e a dificuldade de comunicação em um mundo acelerado. Um drama que expõe a desumanização cotidiana, mas também pequenos respiros de afeto.
Gênero: Drama.
Classificação Indicativa: 16 anos.
· “Minha Grande Pequena” – Inspirado em contos de grandes autoras e autores da literatura, o monólogo conta a história de uma dona de casa que tem sua rotina abalada por cartas anônimas de teor obsceno. Entre humor e inquietação, a personagem se vê diante de seus desejos reprimidos e solidão, em uma jornada íntima que rendeu ao espetáculo prêmios em festivais e o título de Melhor Espetáculo Solo no Prêmio Web de Teatro do DF 2025.
Gênero: Comédia / Drama. Classificação Indicativa: 16 anos.
· “Novelão” – Uma comédia satírica que homenageia os clássicos da televisão brasileira. Ambientada na fictícia “Água Seca”, a trama mostra como a volta de um antigo morador mexe com as estruturas de poder da cidade.
Gênero: Comédia. Classificação Indicativa: 14 anos.
Programação:
Local: Teatro de Bolso Sesiminas BH – Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia
· Selva – 09 e 10 de outubro (qui e sex), 20h
· Minha Grande Pequena – 11 e 12 de outubro (sáb e dom), 16h
· Novelão – 11 de outubro (sáb), 20h | 12 de outubro (dom), 19h
Entrada gratuita (com retirada prévia de ingresso – sujeito à lotação)
Acessibilidade: todas as apresentações contam com interpretação em Libras; sessões de 09 e 11/10 terão audiodescrição.