A JUNTA – Feira de Arte Contemporânea chega à sua 13ª edição em 2025 com a proposta de ser um contraponto à lógica tradicional do mercado de artes. O evento será realizado nos dias 4, 5, 11 e 12 de outubro, transformando a Funarte MG, em Belo Horizonte, em uma grande galeria de arte, com entrada gratuita.
Desde sua criação em 2016, a JUNTA se consolidou como uma das principais plataformas de exibição e comercialização de arte contemporânea em Minas Gerais, reunindo centenas de artistas locais, nacionais e internacionais ao longo de suas 12 edições.
Democrática e acessível, a feira aposta em formatos inovadores para aproximar o público das artes visuais e fomentar o hábito do colecionismo a preços mais acessíveis.
Em 2025, o público poderá conhecer e adquirir obras de mais de 60 artistas, selecionados por uma curadoria que reúne Comum e Thiago Alvim – idealizadores do projeto –, além da curadora convidada Juliana Flores, e do curador assistente Filipe Thales Bernardo.
A expografia dinâmica, marca registrada da JUNTA, garante um espaço fluido, onde as obras mudam de lugar e de destaque ao longo dos dias conforme são comercializadas, criando uma experiência sempre em movimento.