A Feira da Estação reúne cerca de 70 expositores com foco nos saberes manuais e na economia criativa, nos dias 3, 4 e 5 de outubro, com entrada gratuita. O SESI Museu de Artes e Ofícios segue celebrando seus 20 anos de história com um evento inédito: a Feira da Estação. A iniciativa ocupa, pela primeira vez, todos os espaços do prédio principal do museu, localizado nas antigas Estações Ferroviárias da capital mineira, na Praça da Estação, entre os dias 3 e 5 de outubro. Em parceria e com curadoria de Mary Arantes, a feira reunirá cerca de 70 expositores e designers que trabalham com cerâmica, bordado, obras têxteis, marcenaria e diversos outros materiais e técnicas artesanais. Mais que uma mostra de produtos autorais, a Feira da Estação é um convite à imersão nos saberes manuais e nos ofícios tradicionais que moldaram a identidade cultural do Brasil e que compõem a essência do próprio museu.
O prédio das antigas estações, inaugurado em 1922 e que hoje abriga o SESI Museu de Artes e Ofícios, também será homenageado com criações inspiradas em sua arquitetura. O evento marca a abertura da instalação Pano Território, um trabalho desenvolvido pelo Estúdio Veste, de Dane e Luisa Luz, que destaca, em flâmulas bordadas, as plantas arquitetônicas do edifício e os 20 anos do museu. “A expografia da Feira da Estação foi pensada de forma a promover instalações como a do arquiteto Sylvio de Podestá e o Pano Território, que ocuparão o primeiro andar, logo na entrada”, ressalta Mary Arantes.
Lembrando o escritor Alcione Araújo, ela sugere “o SESI Museu de Artes e Ofícios como o Museu dos Gestos, o museu corpo, do feito à mão, do suor, uma receita do repasse dos saberes ancestrais tão necessários para a perpetuação da arte que existe no ofício artesanal dos trabalhadores”. Outros espaços contemplam a moda, na Galeria dos Vestíveis, e o melhor da cerâmica de BH, Nova Lima, Brumadinho e Vale do Jequitinhonha, na Galeria de Cerâmica. A Feira terá ainda ourivesaria e acessórios em um mix de expositores primorosamente selecionados pela curadora. O público infantil também foi contemplado e contará com oficinas formativas e produtos voltados para a criançada. A exposição Innovar, que ocupa uma das salas expositivas do museu e que tem como objetivo a valorização e difusão da cultura brasileira, também estará aberta para visitação durante todo o final de semana.
A iniciativa de Goiânia conta com obras de artistas brasileiros que abordam os eixos Cerrado, Sustentabilidade e Contemporaneidade, e tem, entre suas ações formativas, palestras, oficinas e debates que dialogam com o compromisso socioeducativo do SESI Museu de Artes e Ofícios e com a Feira da Estação. Os projetos reforçam o papel do SESI Museu de Artes e Ofícios como referência na valorização do trabalho manual e dos ofícios tradicionais. Em tempos de consumo acelerado e digitalização extrema, o evento surge como uma celebração da produção artesanal e do contato humano por trás de cada peça.