O festival surgiu como mais uma das iniciativas da comunidade negra para mostrar que, além de criadora do estilo, ainda é significante e de voz ativa nos cenários de distintos estilos do rock’n’roll em Belo Horizonte.
Apresentação/vivência literária para bebês não caminhantes e bebês caminhantes, ou seja, entre 0 e 3 anos. É necessário a presença da mãe ou responsável. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
O workshop “Meme Pode Ser Poesia” propõe experimentos criativos que combinam imagem e texto a partir da linguagem contemporânea dos memes. Além de criar a produção poética, a atividade também funciona como um dispositivo de divulgação para uma convocatória de residência artística que oferece bolsas de R$ 2.000,00 para oito artistas selecionados. Durante o workshop, os participantes terão acesso a orientações práticas sobre elaboração de portfólios, emissão de notas fiscais e participação em editais públicos. Ao final, as produções serão compartilhadas nas redes sociais com as hashtags do projeto, ampliando o alcance da atividade. O público-alvo são os artistas visuais, incluindo pixo, grafite, pintura, desenho e demais específicos em uma oportunidade de residência artística. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Inscrições via formulário online disponível no centro cultural
A oficina homônima ministrada pela professora Odília Catarina mostra agora os frutos do trabalho minucioso e precioso produzido por mulheres que se dedicaram semanalmente e se acolheram mutuamente. Mais que uma aula de pintura e artesanato, Odília promove a socialização e a amizade. Com temas variados, a turma apresenta suas pinturas e convida o público a apreciá-las.
Encontros para discussão de obras literárias.
Apresentação de músicas sertanejas de raiz com artistas da região e convidados. Mestre de cerimônias: Jacarandá.
Público: livre
Oficina de confecção dos tradicionais tapetes arraiolo, bordados com lã sobre tela de juta ou algodão. Professora: Rosângela.
A oficina promove encontros musicais, propondo o canto como meio de promoção do bem-estar mental e físico. Além dos aspectos de saúde, serão abordadas técnicas básicas de canto em grupo, aperfeiçoamento vocal e estímulo de habilidades musicais. Com Matheus Klein e Raphael Fonseca.
Atividade corporal, baseada na medicina tradicional chinesa, desenvolvida para tratar dores e promover saúde. Instrutora: Maria Lúcia. Realização: Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Saúde Regina.
Oficina de break dancing com o grupo Skeleton Break.
Na oficina serão trabalhadas diversas técnicas. O objetivo é a experimentação e a sensibilização para o fazer artístico.
Momento precioso de troca de saberes. Nesta oficina, D. Odília Catarina Cassemiro conduz os encontros com grande generosidade, compartilhando suas técnicas de pintura e bordado.
Aulas livres de dança do ventre com Eva Maria.
Oficina de capoeira com Mestre Kilombo.
Nesta oficina são trabalhadas as diversas técnicas do desenho, desenvolvendo a livre criação e abordando a história da arte e seus grandes artistas.
Aulas livres de forró com Eva Maria.
A dança sênior é praticada em roda, com os participantes assentados ou de pé, e estimula funções cognitivas como atenção e memória. Com Adriana Gomes, do Centro de Saúde Regina.
Oficina de pintura, utilizando a técnica da aquarela.
Você já é um artista? Gostaria de ser? Gosta da área e precisa de um espaço sossegado para desenhar, pintar, criar? Então venha usufruir deste espaço aconchegante e raro que o CCLR preparou para você. Mediação: Daniela Costa.
Prática de tiro ao alvo com arco e flecha.
Aulas de teatro para crianças idealizadas e conduzidas por Lucilésio Costa.
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
O CCLR disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Estúdio gratuito para produções de áudio. Aberto a artistas, grupos e produtores. Agende seu horário!
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.