A oficina oferece uma introdução prática à escrita e submissão de projetos culturais, abordando desde a estruturação da ideia até a inscrição em editais. Com foco em planejamento, orçamento e estratégias de captação de recursos, a atividade visa capacitar artistas e produtores a transformar suas iniciativas em propostas viáveis e competitivas. A oficina será ministrada por Greyce Soute e Moisés Pescador.
Em 1º de maio é comemorado o Dia da Literatura Brasileira. Nessa data, que também marca o nascimento do escritor José de Alencar, celebram-se a literatura nacional e seus autores. Neste mês, destacamos importantes obras da literatura presentes no nosso acervo. Não perca.
A exibição consiste de aproximadamente quinze quadros realizados durante os últimos anos. São quadros abstratos, meditativos, evocando diversos humores e emoções através de harmonias e contrastes entre cores e desenhos.
Visitas mediadas à Biblioteca, com realização de oficinas literárias, contação de histórias, compartilhamento do acervo e da brinquedoteca para as atividades do Projeto Arte da Saúde. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Visitas mediadas à Biblioteca, com momentos de incentivo à leitura, contação de histórias, oficinas literárias e empréstimos domiciliares, especialmente para crianças e membros da equipe do projeto Bom na Bola, Bom na Vida.
Visitas mediadas à Biblioteca, com momentos de incentivo à leitura, contação de histórias, oficinas literárias e empréstimos domiciliares, especialmente para crianças e professoras da Creche Esperança.
A oficina é uma introdução à música, desenvolvendo a percepção rítmica e melódica de crianças e adultos. Moisés Pescador cria um ambiente de diversão e aprendizado, em que os participantes exploram os primeiros passos no universo musical, bem como podem desenvolver suas habilidades em atividades práticas com o violão e o ukulelê.
Comandada por Rodrigo Maciel e Mindinho Bateria Mirim, esta oficina é voltada para crianças e traz uma introdução divertida e prática à percussão, explorando ritmos e desenvolvendo habilidades musicais desde cedo.
O Cine Capoeira é uma iniciativa do Instituto de Capoeira Minas-Bahia (ICMBC) que une cinema e capoeira para contar histórias de luta, cultura e ancestralidade. Com exibições de filmes e documentários, o projeto propõe um mergulho na trajetória de grandes mestres na evolução da capoeira como patrimônio cultural e em temas essenciais para a valorização dessa arte de resistência.
Encontro de vivência literária para bebês, com mediação de leitura especialmente voltada para esse público. As atividades incentivam o contato dos pequenos com o universo dos livros, promovendo também a sensibilização de famílias e educadores sobre a importância da literatura desde a primeira infância. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
A oficina oferece uma introdução às teorias literárias e cinematográficas, abordando desde a Jornada do Herói até influências do Cinema Novo e de Hollywood. Serão 4 encontros, em que os participantes desenvolvem temas, estrutura narrativa, personagens e escrita inicial do roteiro, explorando técnicas de argumentação e escaleta. Com carga horária de 6h/a, a atividade é voltada para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em roteiro, cinema e escrita criativa.
Prática contemplativa e revitalizante, a dança circular permite que os participantes experimentem movimentos em roda, promovendo concentração, bem-estar e conexão com o grupo. Atividade conduzida por Regina Helena.
A oficina oferece uma introdução ao taekwondo, abordando técnicas básicas, disciplina e princípios da arte marcial. Voltada para iniciantes, a atividade promove coordenação motora, autocontrole e bem-estar físico, combinando prática e fundamentos teóricos dessa tradicional modalidade.
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
O CCSF disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Estúdio gratuito para produções de áudio. Aberto a artistas, grupos e produtores. Agende seu horário!
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.