Entre os dias 29 de outubro e 17 de novembro, o CCBB BH recebe a “Mostra Chaplin”, uma retrospectiva completa dedicada à obra do icônico artista britânico Charles Chaplin, com curadoria de José de Aguiar. Reconhecido como um dos maiores nomes da história do cinema, Chaplin atravessou o período do cinema mudo e falado, unindo comédia, lirismo e crítica social, e influenciou gerações de cineastas e atores em todo o mundo.
A programação da mostra inclui 83 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, e oferece ao público uma experiência diversificada, com sessões com recursos de acessibilidade, debate, curso, cosplay e exibições gratuitas e pagas. Entre os destaques estão clássicos como “O Grande Ditador” (1940), “Luzes da Ribalta” (1952), e os primeiros filmes de Chaplin nos estúdios Keystone, Essanay e Mutual, incluindo o curta no qual nasceu Carlitos, seu personagem mais icônico.
A mostra é uma oportunidade única para ver e rever a genialidade do cineasta e celebrar sua contribuição para a linguagem cinematográfica, ao mesmo tempo em que convida o público a se divertir, refletir e se emocionar com o humor e a humanidade presentes em seus filmes.