Criada para marcar a conclusão do percurso formativo de longa duração de estudantes da área de Dança da Escola Livre Arena da Cultura, a proposta cênica Vazante tem como inspiração o livro de contos Olhos d’Água, de Conceição Evaristo. Vazante é corpo em fluxo, memória líquida e palavra em movimento. A água, metáfora dos fluidos internos — lágrimas, angústias, subjetividades —, atravessa a obra e se torna linguagem e comunicação. Em cena, o texto se derrama em gestos, fazendo surgir novas narrativas. Entre o íntimo e o digital, Vazante investiga o que escorre e vaza, traçando uma cartografia das bordas do corpo e do mundo.
As professoras Luísa Machala e Marise Dinis assinam a direção e assistência de direção do trabalho. Direção: Luísa Machala
Dançarinos/as criadores/as: Helena Sanches Britto, Jésus Almeida, Juliana Furbino, Laura Aguinaga Germano, Patrícia Morais
A vivência “Conhecer Para Cuidar” promove a educação patrimonial por meio da montagem colaborativa de maquetes em papel. Contribuindo assim para o aumento de repertório dos participantes e da noção de pertencimento em relação ao complexo belo-horizontino que é Patrimônio Cultural da Humanidade. A intenção é sensibilizar os participantes (crianças, jovens e adultos) sobre a importância do patrimônio histórico cultural, a necessidade de conhecê-lo e preservá-lo. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Com uma proposta lúdica e interativa, o espetáculo “Estórias Cantantes” transforma o palco em uma verdadeira arena de brincadeiras. Atores e músicos convidam o público, especialmente as crianças, a participar de narrativas cantadas e brincadas, inspiradas na cultura popular brasileira. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
A Mostra de Ballet Yara Araújo celebra a arte da dança por meio de apresentações de ballet, jazz e dança de salão, destacando a expressividade e o talento dos alunos. A atividade promove benefícios físicos, emocionais e culturais, contribuindo para a formação integral do ser humano. É um convite à beleza, à disciplina e ao poder transformador da dança.
Embarque em uma viagem literária pelos caminhos da Academia Brasileira de Letras, conhecendo obras e autores consagrados que integram o acervo da biblioteca. A atividade convida o público a explorar a importância da ABL na preservação da cultura e da língua portuguesa.
Exposição Semestral dos Estudantes do Ciclo de Poéticas – Módulo Residência III, na Galeria do CCSF. A mostra segue em cartaz até o dia 30 de julho.
A Escola Livre de Arte realiza o Transe da Trança do Arena: Encontro da Área de Artes Visuais, com a abertura da Exposição Semestral dos Estudantes do Ciclo de Poéticas – Módulo Residência III, na Galeria do Centro Cultural Salgado Filho. Antes da abertura, o Boi Livre do Arena percorre as ruas do bairro em um cortejo artístico, retornando ao centro cultural para marcar o início da exposição.
Visitas mediadas à Biblioteca, com realização de oficinas literárias, contação de histórias, compartilhamento do acervo e da brinquedoteca para as atividades do Projeto Arte da Saúde. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Visitas mediadas à Biblioteca, com momentos de incentivo à leitura, contação de histórias, oficinas literárias e empréstimos domiciliares, especialmente para crianças e membros da equipe do projeto Bom na Bola, Bom na Vida.
Visitas mediadas à Biblioteca, com momentos de incentivo à leitura com contação de histórias, oficinas literárias e empréstimos domiciliares, especialmente para crianças e professoras da Creche Esperança.
A oficina é uma introdução à música, desenvolvendo a percepção rítmica e melódica de jovens e adultos. Moisés Pescador cria um ambiente de diversão e aprendizado, em que os participantes exploram os primeiros passos no universo musical, bem como incentiva e auxilia no desenvolvimento da habilidade de tocar um instrumento.
Comandada por Rodrigo Maciel e Mindinho Bateria Mirim, a oficina é voltada para crianças e adolescentes e tem como objetivo desenvolver a musicalização e técnicas para instrumentos de percussão de bloco, explorando ritmos e desenvolvendo habilidades musicais desde cedo. Serão 25 vagas e as inscrições para o 2º semestre podem ser realizadas pelo instagram @mindihobateriamirim e no link https://forms.gle/xiSXUuxEvM9FHuya9, a partir do dia 01 de julho. Início das atividades no dia 09 de agosto.
Participe das Oficinas de Percussão do Bloco Gafieira que, em 2025, realizou um dos seus desfiles com concentração e partida diretamente do Centro Cultural Salgado Filho! As oficinas são voltadas para o público adulto e oferecem uma oportunidade única de vivenciar a música coletiva e o ritmo contagiante do carnaval. Serão 15 vagas, abertas a partir de 01 de julho.Inscreva-se pelo instagram @gafieirabloco e no link https://forms.gle/xJDS13Do9w7U2ErB7. Início das atividades no dia 09 de agosto.
O Cine Capoeira é uma iniciativa do Instituto de Capoeira Minas-Bahia (ICMBC) que une cinema e capoeira para contar histórias de luta, cultura e ancestralidade. Com exibições de filmes e documentários, o projeto propõe um mergulho na trajetória de grandes mestres, na evolução da capoeira como patrimônio cultural e em temas essenciais para a valorização dessa arte de resistência.
A tradicional Roda de Capoeira do grupo Minas-Bahia marca o encerramento das atividades do semestre no Centro Cultural Salgado Filho. Reunindo alunos, mestres, familiares e a comunidade, o evento celebra os aprendizados, os laços construídos e a ancestralidade.
Disponibilidade de agenda para atendimento a artistas e empreendedores culturais acerca de editais de Cultura e estruturação de projetos culturais. Atendimento às quartas-feiras, dias 09 e 23, das 14h30 às 16h30. Agendamento pelo e-mail: ccsf.fmc@pbh.gov.br
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
O CCSF disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Estúdio gratuito para produções de áudio. Aberto a artistas, grupos e produtores.
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.