Descontorno Cultural
A Mostra Descontorno Cultural realiza ações culturais e artísticas em um evento simultâneo em Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, nas nove regionais da cidade, reunindo comunidade e artistas locais, por meio de uma programação diversa. Na regional Venda Nova, acontecerá aqui no CCVN.
Dia 30, sábado, das 14h às 22h.
Quarta Literária
Agendamento de escolas públicas para visitação guiada à Biblioteca do Centro Cultural Venda Nova. Oferta de atividades de contação de histórias, oficinas literárias e de criação e visita livre ao acervo.
Público: de 3 a 12 anos
Inscrições bibliotecaccvn@pbh.gov.br
Dia 6, quarta, das 9h30 às 11h, e dia 20, quarta, das 14h30 às 16h
Poetizar e Ler
A oficina trabalha textos de poesias variadas. Este mês teremos o Sarau Literário.
Público: juvenil, adulto e idoso, a partir de 16 anos
Dia 7, quinta, das 14h30 às 15h30
Hora do Conto
Narração de histórias clássicas e infantis do acervo da Biblioteca.
Público: livre;
15 vagas
Dias 8 e 22, sextas, das 15h às 15h30
Literatura e Acessibilidade
Encontro mensal dedicado à leitura em voz alta de textos literários do acervo da Biblioteca, ampliando o acesso ao conhecimento e democratizando o contato com a leitura por meio da inserção da pessoa com dificuldade de leitura.
Público: juvenil, adulto e idoso, a partir de 16 anos;
10 vagas
Dia 21, quinta, das 9h30 às 10h30
Hora do Conto Circula
Narração de histórias clássicas e infantis voltadas para o público infantil. Agendamento para unidades da Fundação Municipal de Cultura e Escolas Públicas de Venda Nova da educação Infantil e Fundamental I, no período da manhã ou tarde, horário a combinar. O transporte para o deslocamento ida/volta para a realização da atividade é da responsabilidade da unidade solicitante. Cardápio de histórias: Bonequinha Preta (Alaíde Lisboa); Bibi vai para a Escola (Alejandro Rosas); O Menino Nito (Sonia Rosa); O Grúfalo (Julia Donaldson e Axel Scheiffler);
Público: infantil, de 3 a 12 anos
Agendamento: bibliotecaccvn@pbh.gov.br
Dias 25 e 27, segunda e quarta, em horário a combinar
Trilhas da Memória – Um Novo Olhar Sobre Venda Nova, a Partir da Rua Padre Pedro Pinto
Trata-se de um percurso pela principal via histórica da região de Venda Nova, no qual os participantes são estimulados a uma espécie de aventura antropológica, transformando locais tão familiares em exóticos. No trajeto, que é finalizado com várias atividades educativas no Centro de Referência da Memória de Venda Nova (Casarão da Rua Boa Vista), são compartilhadas diversas informações históricas sobre a região, contrastando com o cenário urbano atualmente configurado. A atividade deverá ser agendada antecipadamente por e-mail.
Público: livre
Agendamento: ccvn.fmc@pbh.gov.br
De terça a quinta, em horário a combinar
Lian Gong em 18 Terapias
Ginástica terapêutica e preventiva da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que combina movimentos suaves e firmes especialmente desenvolvidos para prevenir e tratar dores. Parceria: Centros de Saúde Jardim Europa e Nova York. Realização: Secretaria Municipal de Saúde. Aberto a toda comunidade de Venda Nova e região (sujeito a lotação do espaço).
Público: livre
Segundas, das 8h às 9h
Oficina de Forró
Venha aprender a dançar forró. Coordenação: Marciel Bosso, do Arena do Forró.
Público: adulto
Terças, às 19h
Capoeira – Um Novo Gingado na Vida
Oficina de capoeira com o Grupo Um Novo Gingado na Vida. Orientação: Mestre Jabuti.
Público: a partir dos 6 anos
Quartas e sextas, das 19h às 20h (infantil, a partir de 6 anos) e das 20h às 21h (juvenil e adulto)
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
Cessão de Espaço
O CCVN disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
Público: livre
Sextas, das 9h às 13h; sábados, das 9h às 17h