O Centro Cultural Jardim Guanabara tem o prazer de convidar você e sua família para uma noite repleta de alegria e celebração, com uma variedade de comidas típicas deliciosas, diversas brincadeiras para todas as idades e muita música para animar a todos os presentes. Entre as atrações imperdíveis que preparamos para esta edição, teremos a apresentação da Quadrilha São Mateus, bicampeã do Arraial de Belô, que trará toda a energia e a tradição genuína das festas juninas para o nosso palco. Além disso, contaremos com uma apresentação especial do coral de flautas do programa Arte da Saúde, que certamente encantará o público com melodias tocantes e harmoniosas. Não perca esta festa, repleta de cultura, diversão e um clima de paz e união!
Renato Falci, artista plástico formado pela Escola Guignard e com longa trajetória na pintura, iniciou sua jornada artística através de desenhos e pinturas mais clássicas até alcançar a arte abstrata, seu foco principal. Na abstração, Renato Falci encontrou a liberdade de criar, resultando em trabalhos gestuais em telas de grandes formatos, que se tornam obras de arte envolventes e acolhedoras. As cores e as pinceladas, que se transformam em traços e formas, proporcionam ao espectador, clientes e colecionadores, uma infinidade de imagens dentro de sua temática, permitindo uma visão livre e em constante movimento.
Nesta oficina, os participantes são convidados a vivenciar o prazer de estar em movimento e a ampliar a compreensão sobre a dança como campo artístico. Os exercícios e dinâmicas propostos estão ligados a diferentes modalidades de dança e visam estimular o alongamento, a coordenação motora, a percepção de relações com o espaço e com o tempo e a invenção de modos próprios de dançar.
Busca o fortalecimento e o resgate da capacidade expressiva de crianças e adolescentes,
utilizando a arte como instrumento de formação e transformação. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Grupo de mulheres que se reúnem semanalmente para confeccionar peças em artesanato e partilhar as técnicas.
Costurando Ideias – Modelagens, Costura, Bordadura e Invenções – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
A atividade propõe expandir as experiências com a costura criativa, incorporando bordados, aplicações e colagens diversas aos processos inventivos da oficina, trazendo noções iniciais acerca de modelagem em tecido, corte e pequenas costuras, em suas derivações e possibilidades.
Oficina com materiais recicláveis. Orientação: Agne Murça.
Momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Momento dedicado à promoção da saúde e da qualidade de vida.
Arte marcial, de origem coreana, conhecida por sua ênfase na disciplina, controle e desenvolvimento físico e mental.
Ginástica terapêutica chinesa desenvolvida especialmente para prevenir e tratar dores. Realização: Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A oficina tem por objetivo iniciar os alunos na história, música, dança e estilos da capoeira, caracterizada por golpes e movimentos abertos e complexos.
Uma imersão prática no universo da gestão e produção cultural, apresentando aos participantes os principais conceitos e ferramentas para atuar. Com foco em processos criativos, administrativos e de mercado, os participantes aprenderão a planejar, organizar e executar projetos culturais, além de explorar as diferentes possibilidades de financiamento e divulgação. A oficina é voltada para artistas, produtores culturais, estudantes e qualquer pessoa interessada em compreender os desafios e as oportunidades no campo da cultura.
Reunião de artistas, produtores e frequentadores do CCJG, com o objetivo de dialogar sobre a cultura em nosso território. Aberto a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade.