Comemorando os 314 anos de Venda Nova, o Arraiá do CCVN vai tá arretado de bão. Vai ter muita cumilança, música boa e muita dança. Se programe aí, sô!
14h às 15h – Músicas Juninas
15h às 16h – Apresentação do grupo de dança Sempre Novas e da Quadrilha Junina Traços de União
16h às 16h30 – Quadrilha Junina Infantil Balão Dourado
16h30 às 17h – Apresentação do grupo de dança Sempre Novas
17h às 18h – Aulão de Forró com Marciel Bosso, do grupo Arena do Forró
18h às 18h45 – Cia. de Forró “Meninas das Gerais”
Narração de histórias clássicas e infantis do acervo da Biblioteca.
Agendamento para escolas públicas para visitação guiada à Biblioteca do Centro Cultural Venda Nova. Oferta de atividades de contação de histórias, oficinas literárias e de criação, além de visita livre ao acervo.
A oficina trabalha textos de poesias variadas. Este mês teremos o Sarau Literário.
Narração de histórias clássicas voltada para o público infantil. Necessário agendamento prévio para as unidades da Fundação Municipal de Cultura e Escolas Públicas de Venda Nova (Educação Infantil e Fundamental I). O transporte para o deslocamento de ida/volta para a realização da atividade é de responsabilidade da unidade solicitante. Cardápio de histórias: “A Bonequinha Preta” (Alaíde Lisboa), “Bibi Vai para a Escola” (Alejandro Rosas), “O Menino Nito” (Sonia Rosa) e “O Grúfalo” (Julia Donaldson e Axel Scheiffler).
Encontro mensal dedicado à leitura em voz alta de textos literários do acervo da Biblioteca, ampliando o acesso ao conhecimento e democratizando o contato com a leitura por meio da inserção da pessoa com dificuldade de leitura.
Trata-se de um percurso pela principal via histórica da região de Venda Nova, no qual os participantes são estimulados a uma espécie de aventura antropológica, transformando locais tão familiares em exóticos. No trajeto, que é finalizado com várias atividades educativas no Centro de Referência da Memória de Venda Nova (Casarão da Rua Boa Vista), são compartilhadas diversas informações históricas sobre a região, contrastando com o cenário urbano atualmente configurado. A atividade deverá ser agendada antecipadamente por e-mail.
Show de lançamento do CD “No Vasto Mapa da Vida”, de Evaldo Nogueira, músico com deficiência visual. Estilo MPB. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Espaço aberto de criação, sensibilização e experimentação artística associado a momentos de práticas meditativas e conversas pontuais sobre temas relacionados ao universo da adolescência. Um ambiente convidativo à livre expressão, pesquisa e fruição nas artes visuais. Através das práticas meditativas (atenção plena), o projeto também se constituirá num momento de relaxamento, reflexividade e acolhimento fraterno e amoroso.
Imersão criativa no universo das cores e formas, incentivando as crianças a experimentar técnicas e materiais para dar asas à imaginação, desenvolvendo e aprimorando seu potencial criativo e expressão artística.
Lian Gong é uma ginástica terapêutica e preventiva da medicina tradicional chinesa (MTC). Parceria: Centros de Saúde Jardim Europa e Nova York.
Oficina de artes, pinturas e brincadeiras. O Arte da Saúde é um programa de promoção à saúde voltada a crianças e adolescentes que buscam o enfrentamento de situações de vulnerabilidade, risco social e/ou pessoal, usando a arte e suas diversas expressões como principais ferramentas de produção de cidadania e protagonismo infantojuvenil. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Venha aprender a dançar forró. Coordenação: Marciel Bosso, do Arena do Forró.
Oficina de capoeira com o grupo Um Novo Gingado na Vida. Orientação: Mestre Jabuti.
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contatocom a cultura da infância. Pula-corda, carrinho de rolimã, caixotinho, casinha, aviãozinho e tudo mais que a imaginação quiser.
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
O CCVN disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.