Uma vivência que explora a percepção musical através do ritmo, melodia e harmonia, conectando corpo, mente e emoção. Com exercícios práticos de instrumentos e voz, a oficina trabalha elementos como timbre, afinação e dinâmica, fortalecendo nossa relação com a música e a ancestralidade africana. Ideal para quem busca aprofundar sua escuta e expressão no mundo. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
“Homem que é homem não chora” — foi o que Nito ouviu do pai. E, de tanto engolir o choro, ficou pesado e triste. A família chamou um médico, mas a cura não estava nos remédios… Era preciso algo mais profundo. Uma história sobre emoções, afeto e a coragem de sentir.
O Centro Cultural abre o palco para os talentos da comunidade! Música, dança, teatro, percussão e muito mais — venha participar e prestigiar esse encontro.
Preparem-se para uma tarde de muita música, dança e energia com o Zangadão do Forró! Duas vozes, instrumentação autêntica e o melhor do forró e sertanejo tradicional para você curtir e se emocionar.
Slam é uma forma de expressão artística que combina poesia com performance ao vivo. E o vencedor da edição será contemplado com a produção de um beat e a gravação de sua poesia, além da vaga para a grande final do Slam Avoa Amor 2025. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte / Edital Descentra.
O CCVF recebe sessões desta edição com exibições para todos os públicos. Arte na tela! Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Em uma jornada coletiva de empoderamento, a exposição traz fotos que capturam momentos de descoberta e orgulho. Um convite para celebrar a diversidade e refletir sobre a importância da autoestima. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Um registro afetivo das atividades que marcaram nosso último ano. Através de fotografias, desenhos e textos, celebramos as histórias construídas juntos e agradecemos a todos os parceiros que fazem parte dessa trajetória.
“Despejo” é resultado de oficinas de pintura com crianças e adolescentes e do processo criativo de uma multiartista do Aglomerado da Serra, Celina Souza. Tendo a obra “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, como principal referência, a exposição, construída com materiais catados no lixo, pretende trazer reflexões acerca do cotidiano favelado, articulando arte, literatura e educação.
Leitura de poemas juninos diversos, tais como “Festejo junino”, de Elias Barbozza, seguida da criação e citação de rimas juninas, culminando com a confecção de adereços, como bandeirinhas, balões e poques (foguetes), decorando o ambiente. Mediação: Wander Ferreira
A percussão é uma forma incrível de expressão que trabalha a coordenação e a criatividade. Uma atividade cheia de ritmo e energia! Não é necessário ter experiência prévia, só a vontade de aprender e se divertir.
Programa de promoção à saúde que busca utilizar a arte e suas diversas expressões como
principais ferramentas de produção de cidadania e protagonismo infantojuvenil. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Ambiente de criação e interação entre manualidades distintas que envolvem modos de fazer e possibilidades diversas de experimentações com agulhas e linhas. As técnicas de bordado, crochê, macramê e tecelagem em geral, reunidas de acordo com as habilidades apresentadas pelo grupo de trabalho, numa troca de saberes entre os participantes.
Programa que visa democratizar o acesso e a vivência do esporte, sendo realizado dentro dos preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente de que “o esporte e o lazer são direitos sociais que devem ser assegurados pelo poder público à sociedade”.
Um espaço para o autocuidado, visando a uma melhor qualidade de vida para as participantes. Ao final de cada encontro haverá alongamento.
Estudos de desenho e pintura, de maneira completamente simples, possibilitando o aprendizado de criação dos mais diversos desenhos, com todas as técnicas, descobrindo os segredos das artes visuais tradicionais. Acesso a todos os materiais de pintura, como lápis, caneta, pincel, spray e digital.
Aula de violão, canto, desenvolvimento do controle emocional e autocuidado.
A formação é um convite para que as crianças venham experimentar a criação de imagens partindo da fotografia. O desejo é construir um espaço de investigação do mundo e caça ao tesouro a partir do olho da câmera, mas também expandindo a criação, para que outras texturas, colagens, pinturas e o desenho sejam elementos de brincadeiras com a fotografia.
Faça do seu sábado uma experiência divertida. Uma imagem ou ideia na cabeça, materiais na mesa e mãos à obra. A ideia é criar objetos de formas variadas com papel e outros materiais: máscaras, brinquedos, adereços, enfeites e tudo que está no imaginário da criança. As criações serão elaboradas por meio de exercícios, jogos e brincadeiras com o olhar e com as mãos: cor, forma, desenho, colagem e pintura que podem ser brinquedos e brincadeiras. Uma aventura. Quem pode participar? Crianças pequenas e grandes, além de jovens, adultos e idosos. Toda a família é convidada! A atividade é um espaço de invenção de mistérios, de descobertas, de encontros animados pelos participantes.
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
O CCVF disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
O objetivo da EJA – Educação de Jovens e Adultos é oferecer a jovens, adultos e idosos o atendimento para alfabetização e certificação, com projeto de inserção social. Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.