Baseado na mitologia Achânti o espetáculo aborda de forma lúdica o respeito aos mais velhos e a valorização do saber ancestral, através da consagração de um herói cujas forças não provêm de armas secretas, armaduras de aço, acidentes radioativos ou talismãs mágicos, mas sim, da sabedoria que só o tempo traz. Para trazer do céu as histórias guardadas por Nyame, o deus do céu, um velho, de nome Kwaku Ananse, tem realizar uma importante tarefa: capturar Ozebo, o leopardo de dentes terríveis; Nmboro, o maribondo que ferroa como fogo; e Moatha, a fada que nunca foi vista, missão que só se fará possível graças à grande sabedoria desse herói.
A Exposição Narrativa Visual é um desdobramento do projeto Protoestrelas, idealizado pelo fotógrafo Matheus Andres, e mantém viva a proposta de democratizar o acesso à arte, fomentar o olhar crítico e valorizar as múltiplas histórias que habitam cada rosto. “O que sua lente pode contar” reúne retratos documentais produzidos por participantes do minicurso de fotografia que leva o mesmo nome da exposição. As imagens convidam à reflexão sobre o que o olhar do fotógrafo pode revelar sobre quem é retratado. Mais que técnica, aqui se explora a escuta visual, a sensibilidade e a relação entre sujeito e imagem. A exposição propõe uma breve, porém potente, incursão pelo universo da fotografia: da história à técnica, da prática à reflexão estética e ética sobre o ato de fotografar.
Uma apresentação de narração de histórias que partilham contos e canções que nos convidam a pensar na essência da infância, na imaginação e brincadeiras.
A equipe da Biblioteca do Centro Cultural Zilah Spósito oferece uma visita mediada ao espaço, por meio de uma dinâmica que envolve conhecer seu funcionamento e acervo. Os inscritos podem solicitar abordagens temáticas para mostra dos livros, com o objetivo de enriquecer o bate-papo entre os participantes.
O encontro abordará a paisagem mineira e seus desdobramentos sociais, políticos e ecológicos, apresentando referências da land art, como Robert Smithson e Richard Serra, relacionando-as ao acervo do Museu com a obra “Obelisco”, de Frederico Filippi, e a série de Pablo Lobato para a 3ª edição do Bolsa Pampulha (2007/2008).
Programa de promoção da saúde voltado para crianças e adolescentes que usa a arte e suas diversas expressões como principais ferramentas de produção de cidadania e protagonismo infantojuvenil. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Cáritas-MG.
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Aulas com o grupo Resistência Brasil Capoeira. Direção: Mestre Calango.
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
O CCZS disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!