Nesta série de quatro pinturas de Anna Clara Caselato são explorados temas como infância, amor, abandono, melancolia e solidão. Cada obra apresenta um cão em posição de repouso – que vai se abrindo progressivamente –, simbolizando o conforto na reclusão. As cores são dessaturadas e a figura do animal representa amor incondicional. As flores remetem à infância, enquanto o cenário vazio evoca abandono. As telas pequenas reforçam a ideia de limitação, mas as flores que ultrapassam a moldura sugerem a necessidade de crescimento mesmo diante de sentimentos difíceis.
Exposição fotográfica realizada pela Escola Municipal Milton Amaral que retrata a expressão do medo de existir, assim como o sapinho do livro “O Sapo Iluminado”, de Tânia Cristina Dias e Carol Fernandes, da Editora Aletria.
Através da narração do livro “O Vestido de Afiya”, de James Berry e Anna Cunha, Edições Olho de Vidro, as crianças serão convidadas a embarcar numa doce viagem pelo mundo da imaginação, onde canto, palavras e imagens se entrelaçam. Mediação: Valéria Silva.
A percussão é uma forma incrível de expressão que trabalha a coordenação motora e a criatividade. Uma atividade cheia de ritmo e energia. Não é necessário ter experiência prévia, só a vontade de aprender e se divertir.
Programa de promoção à saúde que busca utilizar a arte e suas diversas expressões como principais ferramentas de produção de cidadania e protagonismo infantojuvenil. Realização: Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Ambiente de criação e interação entre habilidades manuais distintas, que envolvem modos de fazer e possibilidades diversas de experimentações com agulhas e linhas. Técnicas de bordado, crochê, macramê e tecelagem em geral, reunidas de acordo com as habilidades apresentadas pelo grupo de trabalho, numa troca de saberes entre os participantes.
Programa que visa democratizar o acesso e a vivência do esporte, sendo realizado dentro dos preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente de que “o esporte e o lazer são direitos sociais que devem ser assegurados pelo poder público à sociedade”.
Venha viver a experiência completa da Capoeira! Uma atividade que desenvolve o corpo, a mente e a confiança, sempre em um ambiente de respeito e comunidade. Perfeita para iniciantes de todas as idades. Venha fazer parte da roda!
Curso de formação em artes digitais com utilização de inteligências artificiais generativas e softwares livres de edição que capacita os alunos a desenvolverem trabalhos de ilustração digital, design sonoro, produção audiovisual e textual incluindo a geração, edição, tratamento e finalização de imagem, som e palavra. A ética e o pensamento crítico nos meios digitais também são dois dos seus pilares.
Um espaço para o autocuidado, visando a uma melhor qualidade de vida para as participantes. Ao final de cada encontro haverá alongamento.
Um momento de troca e compartilhamento de saberes. Os encontros visam estimular os participantes a experimentarem atividades como artesanato, artes plásticas e outras manualidades. As atividades incluem desde técnicas tradicionais como crochê e costura, além da busca por opções criativas a partir do conhecimento compartilhado nos encontros.
Estudos de desenho e pintura, de maneira completamente simples, possibilitando o aprendizado de criação dos mais diversos desenhos, com todas as técnicas, descobrindo os segredos das artes visuais tradicionais. Acesso a todos os materiais de pintura, como lápis, caneta, pincel, spray e digital.
Aula de violão, canto, desenvolvimento do controle emocional e autocuidado.
Faça do seu sábado uma experiência divertida. Uma imagem ou ideia na cabeça, materiais na mesa e mãos à obra. A ideia é criar objetos de formas variadas com papel e outros materiais: máscaras, brinquedos, adereços, enfeites e tudo que está no imaginário de criança. As criações serão elaboradas por meio de exercícios, jogos e brincadeiras com o olhar e com as mãos: cor, forma, desenho, colagem e pintura que podem ser brinquedos e brincadeiras. Uma aventura! Quem pode participar? Crianças pequenas e grandes, além de jovens, adultos e idosos. Toda a família é convidada! A atividade é um espaço de invenção de mistérios, de descobertas, de encontros animados.
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
O CCVF disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
O objetivo da EJA é oferecer a jovens, adultos e idosos o atendimento para alfabetização e certificação, como projeto de inserção social. Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.