Programação de Agosto 2025 - Centro Cultural Vila Marçola

Ícone Descrição

Descrição

Destaque do Mês


Aniversário do Centro Cultural Vila Marçola
Programação especial em comemoração aos 18 anos do Centro Cultural Vila Marçola. Venha comemorar conosco!
10h - "Sabores de Minas: Casos e Histórias da Cultura Alimentar"
11h - Concerto de Violão - UFMG - III Colóquio artístico-científico VIOrizontes
14h - Boi do Além Oficina e Banda - Apresentação musical e realização de oficina de confecção de maracás 
16h - Banda de Palhaços - Show interativo
18h - Apresentação Musical - Doug Ncc
19h - Banda Kayajhama - Lançamento do E.P. "A vida em um sentido"
Classificação indicativa: livre
Público: livre
Dia 30, sábado, das 10h às 20h


Artes Visuais


Cartas para o Menino Azul
A exposição Cartas para o Menino Azul traz para a realidade pictórica um sonho. O sonho de igualdade, de coletividade, de tolerância, de amor. Inspirada inicialmente na música e na poesia brasileiras e das Américas, e depois no Menino Azul, de Cecília Meireles, e na divindade hindu Krishna, ela é uma carta para nossa criança interior, livre de preconceitos, segura, feliz e, por isso mesmo, universal.
Classificação indicativa: livre
Público: geral
Visitação: no horário de funcionamento do Centro Cultural


Audiovisual


Fenda – Festival Experimental de Artes Fílmicas
O Fenda propõe a realização de um encontro internacional dedicado ao cinema e às artes fílmicas experimentais em Belo Horizonte. Articulando sessões de cinema, performances e cursos, o festival procura ampliar as possibilidades cinematográficas para além dos formatos e espaços tradicionais. Em mostras competitivas, retrospectivas e programas curatoriais, que promovem o encontro entre artistas locais e internacionais, o festival coloca a cidade no mapa mundial de circulação da produção audiovisual de vanguarda. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Classificação indicativa: 12 anos
Público: juvenil e adulto
Dia 5, terça, de 19h às 21h


Encontros e Oficinas


Danças Populares Brasileiras
A oficina é uma estratégia de resgate cultural na comunidade e tem o objetivo de proporcionar bem-estar, saúde, diversão e conhecimento em danças populares, enriquecendo nossa cultura. Esta atividade envolve música, socialização e mobilidade aeróbica. Parceria: Fica Vivo! Serra.
Público: de 12 a 24 anos
Inscrições: no Projeto Fica Vivo! – CRAS Marçola
Terças e quintas, das 17h30 às 19h

 

Poéticas da Luz – Fotografia comunitária
As oficinas serão desenvolvidas pela fotógrafa Alexandra Simões, no formato de ateliês, em que retratos antigos serão recuperados, ao mesmo tempo que novos retratos serão realizados, tudo a partir de técnicas históricas da fotografia.
Público: a partir de 12 anos
Quartas, das 14h às 17h


Serviços


Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h

 

Cessão de Espaço
O CCVM disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!


EJA – Educação de Jovens e Adultos
A EJA é uma modalidade de educação básica que permite ao estudante retomar e concluir os estudos, promovendo qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e os meios para uma melhor compreensão de sua condição enquanto cidadão.
Público: juvenil, adulto e idoso
Inscrições: na Escola Municipal Senador Levindo Coelho (R. Caraça, 910 – Tel.: 3277-5139)
De segunda a quinta, das 14h às 17h

 

Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
De terça a sábado, das 13h às 17h

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Ícone Youtube

Video

 

Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar