O FESTA – Festival de Teatro e Artes celebra a obra-prima de Guimarães Rosa com o espetáculo "Grande Sertão: Veredas – Riobaldo". Desde sua estreia, em 2020, "Riobaldo" tem sido aclamado pela crítica e pelo público, sendo indicado ao Prêmio Shell Rio 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A peça, que é a primeira parte da trilogia teatral da obra-prima de João Guimarães Rosa, oferece um mergulho profundo na alma humana e na riqueza da linguagem sertaneja. Com um recorte fiel e sensível, o espetáculo capta a essência do romance publicado em 1956, que revolucionou a literatura brasileira com sua visão singular do sertão e sua exploração metafísica do ser humano.
Com apresentações no Brasil, em Lisboa e em Porto (Portugal), ao longo de sua trajetória, "Riobaldo" já foi assistido por mais de 37.000 pessoas, reafirmando seu impacto e importância.
Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília.
O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu em “homem de bem”.