Aniversário do CCVM
Aniversário do Centro Cultural Vila Marçola
Programação especial em comemoração aos 17 anos do Centro Cultural Vila Marçola. Venha comemorar conosco!
Público: a partir de 3 anos
Dia 24, sábado, das 10h às 20h
Palhágico
Trata-se de uma apresentação circense solo do Palhágico (palhaço e mágico) Chaveirinho, com mágicas, palhaçadas e interação com o público.
Público: livre
Dia 24, sábado, às 10h
Aqui o Teatro Acontece
Idealizada por Richard Ferreira, que já fazia apresentações teatrais em outros grupos e resolveu chamar seus primos, primas e amigos para formarem uma trupe de teatro infantil. A Companhia de Teatro é formada por 15 adolescentes e crianças que atuam em diversos papéis. Circuito Municipal de Cultura.
Público: livre
Dia 24, sábado, às 15h
“Que Sorte!” – Show da Atlântica Banda
Da soul music ao Pelourinho, de Cuba à Serra do Cipó. Geografias musicais que se arranjam, na eterna trama musical da música afro-diaspórica, banhada pelo universo Atlântico e que resultam na surpreendente e eclética sonoridade do álbum “Que Sorte”, da Atlântica Banda.
Público: livre
Dia 24, sábado, às 17h
Espetáculo Maria Vermelha
Maria Vermelha usa a cor do sangue para falar sobre ser mulher: o feminino em sua essência, as dores e prazeres, a busca pela liberdade e os desafios. O espetáculo traz a figura da Pombagira – ou Pomba-Gira – para contar e dançar as histórias presentes no livro “Inventário Vermelho”, organizado pela baiana Danielle Andrade. Protagonizado por Bel Souza, o espetáculo tem direção de Rosa Antuña e colaboração coreográfica de Aline Caldeira.
Público: a partir de 16 anos
Dia 24, sábado, às 19h
Artes Visuais
Exposição Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas
Integrante da programação do Festival Internacional de Quadrinhos de 2018, a exposição conta com obras significativas da carreira de 11 artistas de Belo Horizonte. A mostra realça a presença das mulheres no mundo dos quadrinhos, marcado tradicionalmente pela predominância masculina. Os temas dos trabalhos vão desde a vida cotidiana, passando pela defesa do movimento feminista, até histórias fantásticas com personagens imaginados pelas quadrinistas. A exposição traz cerca de 30 obras criadas por Aline Lemos, Ana Cardoso, Bianca Reis, Carol Rossetti, Chantal, Ina Gouveia, Julhelena, Laura Athayde, Lu Cafaggi, Rebeca Prado, Sophie Silva e Virgínia Fróes.
Público: a partir de 5 anos
Visitação: no horário de atendimento do Centro Cultural
LITERATURA
Oficina: Bumba Meu Boitatá
Leitura ou narração do livro "Bumba meu boi" de Nireuda Longobardi e da lenda do Boitatá, que darão elementos para que os participantes relatem desejos de grávidas que saibam ou tenham ouvido contar, por meio de novas narrativas escritas ou ilustradas, além de apresentarem alternativas inusitadas de reviver o boi. Mediação: Wander Ferreira.
Público: infantil
Dia 6, terça, às 14h
Encontros e Oficinas
Danças Populares Brasileiras
A oficina é uma estratégia de resgate cultural na comunidade e tem o objetivo de proporcionar bem-estar, saúde, diversão e conhecimento em danças populares, enriquecendo nossa cultura. Esta atividade envolve música, socialização e mobilidade aeróbica. Parceria: Fica Vivo Serra.
Público: de 12 a 24 anos.
Inscrições: diretamente com a oficineira
Terças, às 7h30
Mexa-se
Grupo de exercícios físicos com o objetivo de melhorar as capacidades usadas no dia a dia, como caminhar, agachar e carregar objetos pesados, além de melhoria da flexibilidade e da qualidade de vida. Orientação: Heloísa. Parceria: NASF.
Público: adulto e idoso
Inscrições: no Centro Cultural, mediante encaminhamento pelo NASF
Terças e quintas, das 15h às 15h45
Vamos Dançar?
Oficina voltada à prática livre de dançar, de exercitar além do físico, de dar movimento ao corpo, buscando a dança das músicas do dia a dia, das festas e encontros de família.
Público: juvenil, adulto e idoso
Inscrições: diretamente com a oficineira
Terças, às 19h
Encontros de Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Público: livre
Quintas, às 16h30
Capoeira
Oficinas de capoeira com Mestre Jaiminho.
Público: a partir de 5 anos
Inscrições: diretamente com o professor
Quintas, das 18h às 19h (infantojuvenil) e das 20h às 21h30 (adulto)
Serviços
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
Cessão de Espaço
O CCVM disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
De terça a sábado, das 13h às 17h