Em sua 13ª edição, o Seminário Beagalê será dedicado ao tema Educativo em Bibliotecas Públicas, com a proposta de discutir os significados da função educativa nesses espaços como ação essencial de sua atuação.
A programação conta com conferência de abertura, mesas e oficinas. Acontece dias 29 e 30/3, quarta e quinta-feira, das 9h30 às 16h na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte - BPIJ BH.
O 13º Beagalê é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro. Inscrições pelo Sympla https://www.sympla.
Veja a programação completa abaixo:
Convidada:
Soraia Magalhães - bibliotecária, e autora do blog Caçadores de Bibliotecas - BH
Mediação:
Daniela Figueiredo - gestora da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte
Na contemporaneidade, as bibliotecas públicas são compreendidas como instituições que possibilitam o acesso à informação, ao conhecimento, à educação e, principalmente, ao exercício de práticas culturais, tornando-se espaços de convivência democrática. Baseado nesse entendimento, a mesa “A função educativa: experiências de liberdade na biblioteca pública” pretende discutir os significados da função educativa nesses espaços como ação essencial de sua atuação, ou seja, associada à formação de leitores e à aprendizagem ao longo de toda a vida.
Convidadas:
Amanda Leal - docente na Pós-Graduação Literatura para Crianças e Jovens (Instituto Vera Cruz) e coordenadora do Projeto Piracaia na Leitura
Sueli Mota - superintendente de Biblioteca da SP Leituras
Mediação:
Agripina Vieira - Biblioteca Comunitária Corrente do Bem
A busca da formação de cidadãos passa pela capacidade de interpretar e transitar entre diversos tipos de discursos. Sendo assim, como construir um projeto de formação pautado na liberdade e na garantia de direitos, tendo a mediação de leitura como proposta metodológica?
Convidados:
Jana Janeiro - curadora pedagógica no Inhotim
Valdir Santos - bibliotecário no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Mediação:
Francisca Caporalli - Coordenadora artística do JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia
Os museus, os centros culturais, os centros de referência, tradicionalmente possuem setores educativos, e, assim como outros projetos de incentivo à leitura, têm práticas de mediação que possuem singularidades. Visto que os educativos de bibliotecas estão em processo de consolidação de suas metodologias, como construir um diálogo interinstitucional para que as experiências sejam fortalecidas?
Oficina 1: Desenho e pintura - Auto retrato dirigido, com Annie Ganzala
Como desenhar tipos de rostos negros, gordos, magros, masculinos e femininos em sua diversidade de traços e tons de cor marrom. A oficina pretende ensinar técnicas básicas de desenho e de pintura e provocar reflexões sobre como se constrói um rosto negro com todas suas diferenças e singularidades.
Oficina 2: Oficina de livros cartoneros, com Beatriz MOM
O livro cartonero: livros feitos à mão com capa de papelão arte, poesia e auto-publicação, idealizada pela artista Beatriz Mom. A proposta desta oficina é fomentar a auto publicação e capacitar os interessados em publicar o próprio livro em casa.