Espetáculo: "Batalha" - Espaço Comum Luiz Estrela/ Casa Circo Gamarra

Ícone Descrição

Descrição

Dagmar Bedê estreia “Batalha”, o seu novo solo, de 8 a 11 de setembro de 2022 em BH.

O espetáculo traz referências da palhaçaria e da arte drag. O cenário é um ringue de luta livre. Em cena, uma personagem que dribla a própria ruína e está se preparando para uma grande batalha.

Este é o mote da dramaturgia do novo espetáculo da multiartista Dagmar Bedê. Com direção de Rafael Bacellar, assistência de direção de David Maurity e dramaturgia de Idylla Silmarovi, o solo “Batalha”, foi criado em diálogo com Dagmar, que há mais de 14 anos atua na cena mineira e nacional, como a palhaça Titica, sendo uma das artistas de referência no movimento de palhaças mulheres na Grande BH.

O espetáculo mergulha nas referências da palhaçaria, do faquirismo, do universo feminino e da comicidade drag, numa pesquisa da direção e dramaturgia em torno do universo LGBTQIA+.

A peça tem apresentações nos dias 8 e 9 de setembro, no Espaço Comum Luiz Estrela, e nos dias 10 e 11 de setembro, na Casa Circo Gamarra. Os ingressos gratuitos podem ser retirados sempre 1 hora antes da apresentação em cada local. Nas sessões dos dias 8 e 10, haverá acessibilidade, com a presença de intérprete de libras.

O processo de criação do espetáculo começou em 2021, através de uma residência artística entre atriz, dramaturgia e direção. Os ensaios continuaram a partir de abril de 2022 e há na pesquisa do trabalho uma busca pela desconstrução das formas tradicionais e eruditas de se fazer arte. A trilha sonora de Davi Fonseca traz referências do universo pop e o figurino da montagem é assinado pelo artista Luiz Dias.

“Tenho uma pesquisa forte sobre a linguagem de cabaré e para o Batalha fizemos duas residências. A primeira com a Ana Luiza Bellacosta, palhaça, atriz e diretora de Brasília e a outra com a Daniela Rocha-Rosa, circense, excêntrica e diretora”, conta Dagmar, que completa ainda que viveu algumas experimentações, mas encara o espetáculo como uma grande homenagem às mulheres e a comunidade LGBTQIA+, que a ajudou a se reconhecer como artista, mulher e drag.

“Eu sempre quis estar em cena solo, mas não imaginava que um trabalho com este caráter viria tão cedo. Tenho uma trajetória muito embasada no coletivo, dentro do movimento de mulheres palhaças em BH e também nos coletivos que faço parte, Divinas Tetas, Cia Circunstância e Espaço Comum Luiz Estrela.

Sou muito fruto do meio. E só sou o que sou porque convivo com essas artistas e todo esse ambiente. Se estou fazendo um espetáculo solo, é porque tenho uma equipe enorme e competente por trás”, finaliza.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Espaço Comum Luiz Estrela (Rua Manaus, 348 - São Lucas).
Casa Circo Gamarra (Rua Conselheiro Rocha, 1513 - Santa Tereza).
Leste
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
a

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar