Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

Programação Setembro 2022 - Centro Cultural São Geraldo

Descrição

Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita. 

Confira a agenda do Centro Cultural São Geraldo logo abaixo.


Artes Visuais

Exposição Jotadauto – Arte do menino Dude de Araçuaí

Jotadauto (José Adauto) é educador social, griot, mestre popular, guardião da memória e coordenador do projeto Feira Multicultural. Na exposição, o artista, nascido no Vale do Jequitinhonha, apresenta ao público a ressignificação de itens que poderiam ser descartados, como lixo e sementes vegetais, afixados para germinar a imaginação. 
Público: livre. 
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 19h; Sábados: das 9h às 17h

Artes Cênicas

Iniciação à Palhaçaria - Escola Livre de Artes Arena da Cultura

Estudo dos conceitos e princípios da linguagem da palhaçaria, a partir de práticas que envolvem a conscientização corporal, o estado de jogo e de brincar, a improvisação, e a experimentação do ridículo. Ao final da oficina serão criados roteiros/números individuais e/ou coletivos com situações cômicas e poéticas.
Público: a partir de 14 anos.
Inscrições: pbh.gov.br/escolalivredeartes
Terças, das 19h30 às 21h30

Multiáreas

Movimento Derivado

Exibição e roda de conversa sobre o espetáculo Movimento Derivado, uma parceria entre a Ananda Cia. de Dança Contemporânea e a artista Graziela Andrade. A atividade é mediada por diálogos entre as linguagens da dança e das artes visuais. Na direção das telas pintadas às telas pixeladas, os corpos capturam gestos, acumulam sensações e transbordam movimentos. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura / Edital Descentra. 
Público: a partir de 14 anos.
Dia 10, sábado, das 19h às 20h30

Workshop Projeto Rampa 

Módulo artístico: Aspectos cênicos e performativos de apresentações ao vivo, exercícios práticos e impressões sobre carreiras a partir de estudos sobre os trabalhos de Babaya, Suely Machado e Ernani Maletta. Ministrado por Marcelo Veronez.  
Módulo de Produção: Conceitos básicos da Produção Executiva como comunicação, portfolio, release, mini-bio, redes, network e organização estratégica voltada para artistas. Ministrado por Ana Assis. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Inscrição: Envie uma carta contando um pouco sobre o seu trabalho e dizendo por que você quer participar do workshop do Rampa para o e-mail treinamentorampa@gmail.com. Declare também na carta o seu endereço para que possamos direcionar a participação para o Centro Cultural mais próximo.
Público: artistas de teatro e música, a partir de 14 anos.
De 13 a 16, de terça a sexta, das 14h às 18h

Do criar ao fazer acontecer: experimentando a produção cultural - Escola Livre de Artes Arena da Cultura

Presente em todas as fases de um trabalho artístico, a produção cultural tem vivido um momento propício para a reinvenção dos modos de se pensar e fazer arte e cultura "no agora". Nesse sentido, o laboratório se propõe a investigar e experimentar as práticas de produção cultural em diferentes áreas artísticas, buscando para isso, refletir sobre tal processo, além de fruir trabalhos artísticos produzidos em contextos diversos.
Público: a partir de 14 anos
Inscrições: pbh.gov.br/escolalivredeartes
Quintas, das 19h às 21h30

Patrimônio Cultural

Conexão Trem da Esquina

O Grupo Confesso apresenta Conexão Trem da Esquina, um projeto cultural itinerante, com o objetivo de unir patrimônio, arte, história, teatro e diversão para todas as idades. Trata-se de um trajeto feito de trem, partindo do Centro Cultural São Geraldo e passando por pontos importantes e turísticos da cidade, na companhia de personagens da criação de Belo Horizonte, que, nesses pontos, apresentam as histórias da capital, em teatro de cordel. A viagem é acessível em libras. 
Público: livre. 
Vagas: 50 pessoas (retirada gratuita de ingressos no Sympla). 
Dia 24, sábado, das 8h30 às 13h30

Corpo e ancestralidade - Escola Livre de Artes Arena da Cultura

Exercícios de reconhecimento de aspectos identitários a partir das propostas da professora e também das alunas e alunos. A oficina é um convite para experimentar no (e com) o corpo, a dança, a música, a poesia, que dialogam com a ancestralidade africana.
Público: a partir de 14 anos.
Inscrições: pbh.gov.br/escolalivredeartes
Quartas, das 19h às 21h

Encontros e Oficinas

Brinquedos e Brincadeiras - Escola Livre de Artes Arena da Cultura 

Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Público: livre
Inscrições: pbh.gov.br/escolalivredeartes
Sextas, das 17h30 às 19h

Capacitação de Elaboração de Projetos Culturais

O curso tem por finalidade apresentar as leis de incentivo à cultura nas três esferas como política pública de acesso e democratização da cultura, e como se dá o processo de elaboração de projetos culturais para melhoria das comunidades em que estamos inseridos através de recursos incentivados. Ministrado por Sheilla Piancó
Inscrições: ccsg.fmc@pbh.gov.br 
Público:  Acima de 16 anos  
Dias 20, 21 e 22, das 19h às 21h30

Serviços

Biblioteca

Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h

Telecentro

Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca

Encontros com a Cultura – Reunião da Comissão Local

Reunião de artistas, produtores e frequentadores do CCSG, com o objetivo de dialogar sobre a Cultura em nosso território. Voltada a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade. 
Público: a partir de 14 anos.
Informações e Inscrições: ccsg.fmc@pbh.gov.br 
Dia 29, quinta, das 19h às 21h


Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais

Horários de funcionamento presencial:

  • Terça a sexta, das 9h às 19h
  • Sábados: das 9h às 17h
  • De terça a sexta, a Biblioteca funciona até as 18h 
Video

 

Horários
a
Consulte a programação para verificar as datas, horários e como se inscrever nas atividades.
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar