O “The Flow Danças Urbanas” chega para mais uma edição. Dessa vez no Memorial Vale no sábado (09/12), às 13h.
O evento, que propõe vivências em danças urbanas, vai contar com uma Batalha Open Styles.
O projeto é idealizado pelo dançarino Warley Martins e, desde 2018, promove ações voltadas à cultura Hip Hop visando abrir espaço para praticantes, estudiosos e admiradores da Cena, com protagonismo equilibrado entre profissionais da dança e iniciantes que queiram vivenciar a dança. “The Flow Danças Urbanas” integra o projeto Diversidade Periférica, com a curadoria de Paulo Victor e Negona Dance. Para participar é preciso se inscrever no site www.memorialvale.com.br (vagas limitadas).
O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ . O evento “The Flow Danças Urbanas” surgiu para proporcionar vivências dentro das danças americanas popularmente conhecidas como Street Dances, danças de rua ou urbanas, nascidas e naturalmente desenvolvidas nas comunidades de bairros como o Bronx na década de 70, dando início a um estilo de vida popularmente e posteriormente batizado como Hip Hop.
O projeto promove ações voltadas à essa cultura através das batalhas de danças urbanas visando abrir espaço para dançarinos, estudiosos e admiradores da Cena, com protagonismo tanto de profissionais conhecidos como de iniciantes que queiram experienciar a cultura urbana.
Com diversas edições concluídas - sendo uma dentro da Virada Cultural de Belo Horizonte em 2022 e uma pelo Circuito Municipal de Cultura em parceria com o Terça na Dança do Teatro Marília em 2023 - o projeto busca propagar a cultura do Hip Hop através da Cultura de Batalha de Danças, Cyphers (rodas livres de danças) e aulas com profissionais que possam levar ao público uma visão profissional da dança de modo que a mesma não seja vista apenas como hobby, mas também como possibilidade de trabalho com qualidade profissional e crescimento.
Idealizado pelo dançarino Warley Martins, professor no Projeto Escola Integrada e no Espaço Fábrica de Arte Cultura do Guetto, além de integrante da Cia. Laia de Danças, o evento conta com equipe artística e de produção ativa na cultura das danças Urbanas de BH: DJ Poetry e Capone MC, figuras cativas na rua Sapucaí onde tocam em muitos eventos; a professora de Danças Urbanas, Fabiana Santos; Amanda Pontes, ex-dançarina da Laia Cia de Danças Urbanas, com passagens pela Jazz e Dança contemporânea, Cia Fusion de Danças Urbanas, APPA Arte Cultura e Festival Cura e Fábrica de Graffiti.