No mês em que é celebrada a Festa della Repubblica, a data mais importante do calendário de feriados civis da Itália, a Casa Fiat de Cultura convida o Grupo d’Lima para edição especial do Música na Capela.
Com o tema “Viva la Repubblica - Una Serata di Musica Italiana", a apresentação une o clássico e o contemporâneo em uma performance dedicada à música italiana.
O espetáculo será realizado no dia 4 de junho, das 11h às 12h, na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita.
Durante a apresentação, canções icônicas como "La Solitudine", muito conhecida na voz de Laura Pausini e "Con te partirò", gravada pelo tenor italiano Andrea Bocelli, além das tradicionais "O Sole Mio", uma das mais famosas canções napolitanas, "Nessun Dorma", de Giacomo Puccini, e "Nella Fantasia", de Ennio Morricone, serão revividas pelo Grupo d’Lima, que promete emocionar o público.
O repertório também celebra a conexão entre Brasil e Itália, com as canções “Vieste”, fruto da parceria entre Ivan Lins e Vítor Martins, “Come Fa un Onda”, de Lulu Santos e Nelson Motta, e “Romaria”, de Renato Teixeira.
Haverá uma homenagem à canção napolitana com "La Donna e Mobile" e "Va Pensiero", de Giuseppe Verdi, destacando a riqueza e a tradição da música italiana.
O espetáculo incluirá uma releitura emocionante do clássico "Volare (Nel Blu Dipinto Di Blu)", de Domenico Modugno e Franco Migliacci, em um arranjo inovador. Além disso, será celebrado o espírito de resistência e liberdade com a emblemática "Bella Ciao", um hino atemporal.
Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito.
O programa é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e co-patrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil.
O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Programa Amigos da Casa e do Governo de Minas.