Belo Horizonte recebe a pianista Erika Ribeiro no próximo dia 18 de maio, para apresentação no Clube de Jazz do Café com Letras. Indicada ao Grammy Latino, na categoria "Melhor álbum de música clássica", a premiada musicista é considerada uma das artistas de maior destaque no cenário de música instrumental brasileiro. O show faz parte do projeto Noites Rocinante, que leva para o palco apresentações dos músicos que compõem o catálogo da gravadora Rocinante.
A musicalidade e grande versatilidade de Erika Ribeiro fazem com que ela seja conhecida pelos diversos estilos pianísticos. A musicista une referências da música popular brasileira e da música clássica. No show do Clube de Jazz, ela vain apresentar o repertório de seu primeiro disco solo, “Erika Ribeiro (Igor Stravinsky, Hermeto Pascoal, Sofia Gubaidulina)” , lançado em vinil pela Rocinante, no ano passado e que foi indicado ao Grammy Latino 2022.
Erika chega em Belo Horizonte familiarizada com a cena da música instrumental mineira e diz ser uma admiradora dos artistas de Minas. “Acho tudo muito interessante, mas em especial o trabalho de alguns amigos, como Rafael Martini, Luísa Mitre, Felipe Continentino e Alexandre Andrés. Eu gosto muito do trabalho deles, é um som que me identifico ”, conta a pianista, que já tocou em Belo Horizonte com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Desta vez, ela se apresenta sozinha, com o repertório do seu álbum, em que executa suas transcrições de obras de Igor Stravinsky, Hermeto Pascoal e uma suíte de peças de Sofia Gubaidulina. “São peças para piano, com uma sonoridade bem exótica, bem diferente. Espero que o público curta muito”, diz ela.