O Samba da Meia Noite é um grupo de cultura popular formado por percussão, sambadores e sambadeiras que trazem em seus corpos e musicalidades, as heranças, lembranças e vivências ancestrais de uma cultura singular, tendo suas expressões nos batuques, pisadas, chulas e requebrados.
Por intermédio do samba de roda, uma manifestação popular brasileira com origem no Recôncavo Baiano, busca Arte Negra e, durante sua trajetória, já se apresentou em alguns dos principais espaços de cultura de Belo Horizonte como Espaço CentoeQuatro, Centro Cultural da UFMG, Funarte, Palácio das Artes, terreiro, com o intenso repertório de sambas.
Nasceu através do desejo de popularizar essa cultura que, até então, era restrita aos terreiros de religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras, levando afirmar, sustentar, divulgar e manter viva a riqueza cultural brasileira.
O Samba da Meia Noite deseja proporcionar a cultura da alegria, da poesia, da dança e do prazer, que por sua vez torna-se um produto vendável. O grupo pretende alcançar todas as camadas da população, despertando a apreciação musical, a formação cultural e o senso crítico, com a intenção de incentivar o conhecimento da música popular de maneira prática.