O continente asiático é o maior em extensão territorial, abrigando cerca de três quintos da população mundial e uma diversidade cultural muito rica. Pensando nesse multiculturalismo, o Cine Humberto Mauro apresenta a mostra “Cinematografias do Mundo: Ásia”, de 12/12 a 29/12. Na programação, serão exibidas obras de três dos mais importantes cineastas do continente: Satyajit Ray (Índia), Edward Yang (Taiwan) e Abbas Kiarostami (Irã). Em conjunto, esses diretores oportunizam a construção de um olhar mais amplo sobre a diversidade de narrativas e estéticas presentes no território asiático. Todas as sessões são gratuitas, com retirada de ingressos a partir de meia hora antes do início das sessões. Após a temporada no Palácio das Artes, a mostra será exibida também em Congonhas, em janeiro.
A programação oferece uma seleção de filmes que expõe uma visão particular dos autores sobre os seus respectivos países, revelando uma Ásia multifacetada. O público poderá conferir obras marcantes de Kiarostami como “Onde Fica a Casa do Meu Amigo?” (1987), “Close-Up” (1990) e o curta “O Pão e o Beco” (1970). Entre os filmes do cineasta Satyajit Ray destacam-se “A Canção da Estrada” (1955), “O Invencível” (1956) e “O Mundo de Apu” (1959), que formam a “Trilogia de Apu”. Além disso, também serão exibidos os filmes de Edward Yang como “Um Dia Quente de Verão" (1991) e “Os Terroristas”.
Para além da exibição de filmes, a mostra oferece um espaço de reflexão crítica e formação para os espectadores. Serão realizadas sessões comentadas especiais, onde a obra de cada diretor será analisada em suas particularidades estéticas e/ou culturais, contemplando os elementos técnicos e poéticos que definem seus estilos. Além disso, a partir do dia 20, serão disponibilizados textos inéditos sobre os filmes exibidos na plataforma Cine Humberto Mauro Mais.
Entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de meia hora antes do início da sessão.