O mês de Setembro é cheio de marcos históricos para a comunidade surda, a começar pelo dia 10, quando é celebrado o Dia Mundial da Língua de Sinais. Já o 26 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional dos Surdos, oficializado em 2008 por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Em 30 de setembro, é celebrado o Dia Internacional do Surdo e o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais.
Ao longo deste mês, a comunidade surda do Brasil se reúne em atividades e eventos dedicados ao debate de suas pautas. Para marcar a ocasião, o Espaço do Conhecimento UFMG participa do Setembro Surdo ou Setembro Azul e promove atividades acessíveis todos os finais de semana, inclusive com o ato de iluminação em azul da Fachada Digital do museu durante todo o mês.
PROGRAMAÇÃO:
*Observação Noturna
Data e horário: aos sábados, de 19h às 20h45, limitado à retirada de 70 senhas a partir das 17h30, por ordem de chegada
Descrição: Observação de planetas, estrelas e tantos outros astros que povoam nosso universo estão na programação dos sábados do Espaço do Conhecimento UFMG. A atividade é gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção no dia do evento. A cada 15 minutos, um grupo de 10 pessoas tem acesso ao Terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.
Público: crianças, jovens e adultos
Local: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários
*Observação do Sol
Data e horário: aos domingos, de 11h às 12h45, limitado à retirada de 70 senhas a partir das 10h, por ordem de chegada
Descrição: O público poderá olhar para o sol com o auxílio de um telescópio solar, equipado com um filtro especial que permite ver a estrela em detalhes, percebendo manchas solares e ejeções de matéria. O acesso é feito por meio da retirada de uma senha individual na recepção do museu. São distribuídas 70 senhas, por ordem de chegada, a partir das 10h.
Público: crianças, jovens e adultos
Local: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários
*Astronomia Indígena com Libras (gratuita, integra a programação do Setembro Azul)
Dias e horários: 10/09 às 16h; 17/09 às 13h e 24/09 às 18h
A sessão de planetário “Astronomia Indígena com Libras” aborda as formas de olhar e interpretar o céu a partir da perspectiva dos povos da etnia indígena guarani. É um filme que estimula o diálogo entre o conhecimento científico e o conhecimento presente nas explicações históricas e costumes indígenas, acessível na Língua Brasileira de Sinais.
*Retorno da sessão comentada "O Céu de Belo Horizonte"
Dias e horários: às quintas, às 16h e aos sábados, às 18h
Contemplando o céu noturno do dia de visita ao Planetário, para a cidade de Belo Horizonte, esta sessão estimula as pessoas a desenvolverem o hábito de admirar os fenômenos astronômicos visíveis a olho nu da cidade, além de ajudar no reconhecimento de planetas, estrelas e constelações
*Mais sessões do Planetário com temáticas diversas:
Dois Pedacinhos de Vidro / Inconfidências (GRATUITA) / Da Terra ao Universo / Alvorecer da Era Espacial / O Segredo do Foguete de Papelão / Arqueoastronomia Maia
**Confira dias, horários e sinopse em www.ufmg.br/
Obs: Todas as sessões do Astronomia Indígena com Libras e do documentário Inconfidências são gratuitas, de acordo com a capacidade do Planetário, bastando retirar a senha na recepção.
*Oficina ‘Coleção de Estrelas’
Dia e horário: 03/09, às 15h
Descrição: Na oficina, os participantes receberão mapas estelares para criarem suas próprias constelações. Haverá um espaço no verso de cada mapa para criar mitos, histórias ou lendas a respeito da forma que foi imaginada. A oficina vai apresentar as constelações oficiais e de outras culturas, contando algumas das histórias associadas a elas.
Duração: 1h
Público: crianças, jovens e adultos
Vagas: até 15 pessoas
Gratuito
*Multiverso - O Surdo do Stand Up Comedy com Tales Nogueira (integra a programação do Setembro Azul)
Dia e horário: 24/09, às 17h
Descrição: O Surdo do Stand Up Comedy é uma apresentação de Tales Nogueira, um comediante surdo mineiro, mestre em educação pela UFMG, professor de Libras na Unifal, atuante na área de educação, política educacional, linguística e teatro. Trata-se de uma apresentação mágica, lúdica e exclusiva, onde o autor relata suas experiências de vida, narrativas cômicas envolvendo a surdez e o surpreendente repertório de trapalhadas nos quais os surdos facilmente se envolvem, mas dificilmente conseguem se desvencilhar. O espetáculo também é dirigido por Tales, que é formado em Teatro na escola de Teatro da PUC Minas e formado em Letras na mesma instituição, além de ser pedagogo pela UFMG. O objetivo da apresentação é valorizar a luta heróica dos surdos para que a sociedade reconheça sua língua, educação, identidade e cultura.
Duração: 1h
Público: jovens e adultos, acima de 16 anos
Vagas: até 40 pessoas
Gratuito com retirada de senhas na recepção do museu
... e muito mais! A programação completa pode ser obtida no site do Espaço do Conhecimento UFMG.