A partir desta sexta-feira (8/7), Belo Horizonte recebe um circuito gastronômico com pratos planejados por chefs ou sub chefs mulheres.
A Chef Bruna Martins, do restaurante Birosca s2, localizado no Santa Tereza, região Leste da capital mineira, será a embaixadora da ação. “A tradição da comida mineira foi perpetuada por cozinheiras.
O protagonismo feminino na cozinha profissional é mais de que um direito.
É como pegar de volta um lugar que sempre nos pertenceu”, explica Bruna. Além do Birosca S2, participam da ação os estabelecimentos Dona Lucinha, Caravela, O Jardim, Capitão Leitão, Confraria da Carol, Matula: Marmitaria, Las Chicas Vegan, Cozinha Santo Antônio, La Palma, Maturi e Nada contra. “Atualmente no mundo apenas 5% dos chefs de restaurantes com Estrela Michelin são mulheres.
Nós queremos fomentar o protagonismo feminino na gastronomia e ajudar a virar este jogo.
A Stella Artois quer dar a visibilidade que as verdadeiras estrelas da culinária merecem”, comenta Maria Júlia Casarini do Marketing de Stella Artois, empresa que promove a ação.
Além do circuito gastronômico, a comemoração do "Mês da Gastronomia Mineira" se dará em formato de conhecimento.
O Sebrae vai ofertar um um curso complementar para profissionais do setor de gastronomia destinado exclusivamente para o sexo feminino, no qual mulheres do Brasil inteiro poderão se inscrever.
Será inteiramente online e sem limitação de vagas.
A intenção é capacitar o maior número mulheres no ramo.
O curso “Elas na Gastronomia” promoverá oito módulos de capacitação, magistrando sobre marketing na gastronomia.
As aulas têm início em agosto e as interessadas poderão escolher três módulos ao realizar a inscrição.