A moda é uma das vozes fundamentais do Made in Italy, um emblema de qualidade e beleza, mas também um laboratório de inovação contínua.
A palestra explora a relação entre a moda italiana e o seu DNA, caracterizado por uma ligação indissociável com o artesanato, a criatividade e uma propensão para o novo.
A professora Susana Testa, PHD em Design do Politécnico di Milano, que participa do Minas Trend (16 a 18 de abril), irá apresentar como designers e empresas estão enfrentando desafios contemporâneos, desde a sustentabilidade ambiental e responsabilidade social até a digitalização.
Serão apresentadas iniciativas pioneiras que mostram o compromisso com uma moda mais ética e inclusiva: desde a investigação e aplicação de materiais inovadores, à reciclagem criativa e rastreabilidade das cadeias de abastecimento, a modelos de negócio mais inclusivos e à recuperação e valorização de técnicas tradicionais, demonstrando como o patrimônio artesanal pode ser um motor de inovação sustentável.
A evolução digital, que está transformando o setor, com a realidade virtual e a inteligência artificial, está abrindo novos horizontes para o design, produção e distribuição no sistema de moda italiano.
Essa programação integra o Minas Trend 2024, a Semana do Made in Italy e é realizada pela Casa Fiat de Cultura e o Consulado da Itália em Belo Horizonte.
Inscreva-se gratuitamente pela Sympla.