Criado em 2016, o Divinas Conversas é um ciclo de encontros promovido pela Fundação Torino, com o intuito de integrar conhecimentos, ideias e pensamentos que permeiam as culturas brasileira e italiana.
Considerada uma das maiores escritoras do século XX, Clarice Lispector terá sua vida e obra como tema da próxima edição do evento Divinas Conversas. Com o tema “Clarice: Uma vida que se conta”, o encontro acontece no dia 14 de maio (quarta-feira), às 19h30, na sede da instituição. A entrada é gratuita, aberta à comunidade escolar e ao público em geral. O bate-papo será com a professora e pesquisadora Nádia Battella Gotlib, uma das principais especialistas brasileiras na obra de Clarice Lispector. O evento contará também com a participação do ator Odilon Esteves, conhecido por seus trabalhos no teatro, cinema e televisão.
Livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), Nádia é autora dos livros “Clarice, uma vida que se conta (1995)” e “Clarice Fotobiografia (2008)”, ambos referências fundamentais sobre a escritora e traduzidos para o espanhol. Recentemente, organizou ainda a obra “Clarice na memória de outros (2024)”, reunindo 65 depoimentos sobre a autora.
Ao longo do bate-papo, que será conduzido por Rogério Faria Tavares, escritor e um dos curadores do projeto, o ator Odilon Esteves interpretará textos escolhidos pelo público, criando uma experiência dinâmica e interativa.
Durante o encontro, a trajetória pessoal e literária de Clarice será narrada em diferentes fases, desde a infância, marcada pela imigração e pela perda precoce da mãe, até a vida adulta intensa, quando Clarice se consolidou como uma das vozes mais originais da literatura brasileira.
Para Odilon Esteves, agregar a interpretação às discussões e reflexões sobre a vida e obra de Clarice Lispector permitirá que o público se conecte, de forma mais profunda e espontânea, com a história e a produção literária da escritora. “Cada texto escolhido vai também revelar um pouco mais sobre quem está presente e sobre o que mais lhes toca naquele momento”, explica.