Os mistérios das cidades fantasmas e suas histórias de ruínas e celebrações são tema desta edição do Encontros com o Patrimônio.
As complexidades das cidades rodeadas de montanhas e de seus povoados, como as vilas da Serra do Caroula e Biribiri, que fazem parte do vasto patrimônio mineiro, serão tema de conversa com a convidada Carol Ministério, historiadora e mestre em Artes Visuais, que atua na Gerência de Difusão e Educação para o Patrimônio Cultural do IEPHA.
A história dessas localidades, marcadas por transformações relacionadas a celebrações tradicionais, como o Jubileu, e a flutuações econômicas e industriais, fascinam por suas dinâmicas peculiares de ocupação e desocupação.
Em períodos específicos do ano, elas ganham vida, enquanto em outros momentos, retornam a um estado solitário.
Esse ciclo paradoxal é exemplo de como o desenvolvimento urbano, em conjunto com as transformações econômicas, pode moldar e desmoldar comunidades inteiras.
A Casa Fiat de Cultura convida ao público para entender como o passado e o presente se entrelaçam na construção do patrimônio cultural, revelando camadas de histórias que desafiam as fronteiras entre o urbano e o rural, e entre o habitado e o desabitado.
Inscreva-se gratuitamente pela Sympla.